Como qualquer máquina ou eletrodoméstico, também o frigorífico necessita de limpeza e manutenção periódicos.
A limpeza e manutenção de um frigorífico é de extrema importância pois é com ele que preservamos os nossos alimentos, o que comemos, e para a durabilidade do próprio aparelho. Ele deverá manter-se livre de fungos e bactérias e isso depende apenas de nós próprios.
Nem sempre nos passa pela cabeça verificar se o frigorífico fecha bem a porta, se conserva devidamente o fresco do aparelho. Ou seja, nunca ou raramente nos lembramos de verificar se as borrachas da porta do frigorífico cumprem a sua função ao selar a porta.
Mas há duas formas simples de avaliar:
- se reparar que se está a dar uma condensação – fungos escuros – é porque o fresco está a sair para o exterior;
- se abrir a porta do seu frigorífico e colocar uma folha de papel entre a borracha e o frigorífico e voltar a fechar, conseguir puxar pela folha (isto porque se a folha sair, significa que o ar também estará a sair).
Ambas as situações significam que é hora de alguma ação e necessidade de limpeza das borrachas do frigorífico.
O que qualquer uma destas situações representa é que o compressor do frigorífico deve trabalhar por mais tempo, o que leva a um aumento do consumo de energia (só o frigorífico é responsável por 30% do consumo de eletricidade numa casa).
Caso se encontre numa destas situações, tem duas opções:
- vai substituir as borrachas do frigorífico (opção ideal);
- vai limpar as borrachas do frigorífico
Como fazer a limpeza das borrachas do frigorífico
O que muitos técnicos (e donas de casa) sugerem é que existe uma precaução que deverá ter, idealmente falando, aquando da limpeza do frigorífico e suas borrachas: desligue-o temporariamente da corrente.
Em primeiro lugar, e isto será óbvio, deverá remover todos os alimentos do frigorífico. Desligue-o de seguida e remova todos os adereços do interior, como prateleiras e gavetas de arrumação.
Relativamente ao interior do frigorífico, bastará misturar um qualquer vinagre e água num recipiente e limpar todo o interior com uma esponja macia.
Depois de limpo o interior, é hora de atacar as borrachas vedantes. Limpe-as com detergente neutro, incluindo a parte de metal (uma pequena barra) onde a borracha encosta quando se fecha a porta.
Se preferir, ou mesmo se já tiver algumas manchas nas borrachas, pode sempre limpá-las com uma parte de água quente e outra de lixívia.
Relativamente à parte de metal em que a borracha acenta, limpe ambas as superfícies, a de metal e a de borracha. Na restante borracha, e em caso de acumulação de resíduos e sujidade, utilize uma escova de dentes. O que deverá ter em atenção é o não esticar em demasia a borracha para que esta não perca as suas capacidades.
Depois de feita a limpeza, tente secar o melhor possível toda a a borracha.
A utilização do vinagre com água prende-se com o facto de o vinagre ser um ótimo removedor de odores, além de agente desinfetante.
De qualquer forma, só deverá voltar a ligar o frigorífico à corrente depois deste estar devidamente limpo e seco.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.