Para limpar a água da piscina é preciso muita atenção com os produtos utilizados. O cloro sempre foi o principal responsável pela degradação das piscinas, principalmente em relação à pintura.
Felizmente, hoje em dia, existem diversos tipos de cloro, incluindo aqueles que não mancham a piscina.
Realizar a limpeza da água não serve apenas para deixá-la com um aspecto agradável, é muito importante também pensarmos ecologicamente e tomarmos cuidado com o desperdício da mesma.
Confira abaixo o passo a passo para realizar a limpeza da piscina da melhor forma.
Passo a passo
- 1º Passo: Primeiramente verifique se existem algas na água. Se houver, remova a maior quantidade de algas que puder com o auxílio de uma peneira acoplada a uma haste de alumínio. Não aplique cloro antes de realizar essa limpeza, pois, além de desperdiçar o produto, a mistura causará uma reação química chamada ‘Trihalometano' com substancias tóxicas altamente cancerígenas.
- 2º Passo: Com uma escova conectada a haste, escove toda a superfície da piscina sem esquecer de nenhuma parte. Esse passo é muito importante faça com cuidado e sem pressa.
- 3º Passo: Analise a alcalinidade da piscina com o auxílio de uma ‘fita teste'. Se o resultado for maior do que 150 PPM deve-se utilizar um produto chamado ‘Redutor de alcalinidade' para abaixá-la. Caso o contrário aconteça e o resultado for menos que 100 PPM deve-se utilizar o ‘pH estável' conforme as instruções de uso para elevar a alcalinidade. Após a aplicação desses produtos devemos esperar 6h para a estabilização da alcalinidade.
- 4º Passo: Com a alcalinidade estabilizada pode-se medir o nível de pH da água e corrigi-lo. Utilize o ‘redutor de pH' para reduzir e o ‘elevador de pH' para elevar.
- 5º Passo: Conforme as instruções de uso do produto, utilize um clarificante de boa qualidade. Para ajudar na ativação do produto mexa a água com a ajuda da haste, por cerca de 5min rapidamente movimentando toda a água. Com o motor desligado, espere cerca de 12h para que o produto faça efeito e realize todo o processo de decantação.
- 6º Passo: Após o tempo de espera, perceba que a água encontra-se transparente mas que no fundo existe muita sujeira aglomerada. Agora você precisará aspirar todo esse resíduo com o uso do rodo aspirador cuidadosamente, para que essa sujeira não se misture com a água limpa.
- 7 º Passo: Terminada a aspiração é hora de clorar a piscina. Para a sua piscina de fibra, utilize apenas o cloro granulado. Faça a aplicação do cloro pelo menos duas vezes por semana, com atenção à dosagem recomendada pelas instruções de uso
- 8º Passo: Para finalizar é importante medir novamente o pH e a alcalinidade da água, e se preciso corrigi-lo mais uma vez. Nesse momento a água já se encontra limpa mas a liberação da piscina para uso acontecerá apenas quando o pH da água estiver entre 1 E 5 PPM.
Podemos perceber que limpar a piscina não é tarefa fácil. É preciso muita atenção e cuidado. Mas seguindo essas dicas à risca, o resultado será satisfatório.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
clenicomuito bom nota10
gostei do conteudo nao tenho dicas.