O primeiro passo para efetuar uma limpeza de piscina é limpar ao redor desta, é preciso sempre varrer no sentido oposto ao da piscina, isso evitará que o lixo caia dentro de água e, consequentemente, prejudique o seu tratamento. Caso a piscina esteja coberta, tente eliminar o máximo de água e lixo que ficou acumulada em cima da proteção, lembre-se que nunca se deve mandar a ‘’sujeira’’ acumulada para dentro da piscina.
Limpeza de água de piscinas
Quando for necessário, tente escovar as paredes da piscina e nunca utilize palha de aço, esponjas abrasivas ou escovas metálicas, depois disto limpe as bordas usando um limpa bordas apropriado para a sua piscina, para efetuas isto basta colocar o limpa bordas numa esponja macia (não abrasiva) e esfregar as áreas a serem limpas até o desaparecimento total da ‘’sujeira’’.
Limpeza ao redor da piscina
Depois disto, é só enxaguar essas áreas com a água da própria piscina, não se preocupe com o lixo que caiu na água graças a este procedimento, o limpa bordas é sempre biodegradável e possui um pH neutro. É importante no final verificar o equipamento todo utilizado para ter a certeza que está tudo em ordem. Não se esqueça de limpar o Skimmer se houver.
Purificação da água
Após algum tempo de uso, a água da piscina começa sempre a apresentar-se suja com folhas, insetos, erva e outras substâncias dentro dela, quando isto acontecer deve-se retirar com uma peneira todas as impurezas visíveis. Caso a água esteja turva, deverá retirar-se todos os sólidos em suspensão, nesta situação adiciona-se o sulfato de alumínio isento de ferro, este produto acidifica a água.
Se você quiser diminuir a acidez da água da sua piscina coloque carbonato de sódio, isto possibilitará a formação de hidróxido de alumínio, uma substância gelatinosa que tem a função de retirar do meio líquido todos os sólidos em suspensão. Em seguida, deixa-se a piscina em repouso durante 3 a 4 horas para que toda a ‘’massa gelatinosa’’ deposite no fundo do tanque, esta é retirada por aspiração.
O procedimento desta purificação é bastante simples :
– Dissolva na água o sulfato de alumínio e de seguida espalhe a solução obtida, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da água.
Desinfeção da água
Não haja qualquer dúvida que o desinfetante mais usado na desinfeção de águas, é o cloro. A preferência do cloro para desinfetar a piscina é dada devido à facilidade de manuseio desta, para além disso, não tem grande perigo de toxidez e principalmente porque tem um baixo custo, aliás muitos dos produtos utilizados na desinfeção e esterilização da água são baratos.
A desinfeção da água da piscina demora algum tempo, é necessário realizar uma cloração intensa durante alguns dias.
O procedimento desta é bastante simples, primeiro devemos diluir em um pouco de água a quantidade de cloro e espalhar a solução obtida, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da água. Uma recomendação é não fazer este processo nos dias em que a piscina está a ser utilizada.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.