Tantas e tantas vezes que já nos deparámos com horríveis e feias manchas escuras no teto da sala e da casa-de-banho, especialmente nos cantos. O que acontece nestes casos é que o mofo o bolor se instalou, e isto representa mesmo um perigo para a nossa saúde. Mas caso o mofo não esteja já infiltrado na própria parede, não tem muito com que se preocupar, apenas deverá agarrar num par de luvas de borracha (ou látex) e levar as mãos-à-obra para fazer a limpeza de bolor no teto, não se esquecendo de ir buscar um escadote.
Como fazer a limpeza de bolor no teto
Em primeiro lugar, deverá mergulhar uma esponja com esfregão num balde com uma mistura de meio copo de lixívia, um terço de um copo (cerca 80 ml) de detergente em pó e quatro litros de água quente. Exprema o excesso da esponja. Suba para o escadote e comece a esfregar as zonas afetadas pelo mofo ou bolor. De seguida, encha um balde com água fresca, apenas, e usando uma esponja limpa, enxague abundantemente essas mesmas zonas.
O que é sempre aconselhável é a aplicação de uma tinta anti-bolor
Mais concretamente numa casa-de-banho, o mofo ou bolor tem mais tendência a surgir devido à conjuntura de banhos e falta de luz solar.
De qualquer forma, as manchas de bolor podem ser de vários tamanhos, mas o facto permanece de que se trata do aparecimento de um fungo que tem de ser removido. A remoçãoé necessária não apenas por uma questão de limpeza e estética, mas mesmo por questões de saúde, pois seja como fôr, trata-se do aparecimento de um fungo ou bactérias prejudiciais ao nosso bem-estar.
Pode aplicar uma mistura como a referida anteriormente e optar por usar um cabo de vassoura caso não tenha um escadote, mas caso tenha, o melhor é mesmo usar ambos. Deverá repetir e esfregar a zona com mofo enquanto a ou as manchas não desaparecerem.
Para secar, use uma toalha velha, limpa, e seque a zona que limpou mesmo bem. Para a secagem, poderá também utilizar um ventilador, apontando-o para o teto, isto caso não lhe apeteça estar a secar com uma toalha.
Um facto que pode ter a certeza é que enquanto e onde existirem zonas húmidas na sua casa, ou mesmo se residir numa área muito húmida, o mofo irá, mais tarde ou mais cedo, aparecer, em maior ou menor quantidade. Desde que existam condições de humidade, o mofo aparecerá. O importante será tratar dele assim que o detectar, sendo que obviamente estamos sempre mais alertas para a parede e cantos da casa-de-banho.
Mas caso tenha um bébé e, por costume, dar banho no quarto, verá que também nestes casos poderá aparecer mofo nas suas paredes, pois acaba por estar constantemente a criar um habiente confortável, mas húmido, no seu quarto.
No caso da sua casa-da-banho ter uma janela, por mais pequena que seja, deverá abri-la após os banhos, especialmente na altura das temperaturas quentes.
No final, a melhor conjugação de opções que temos é mesmo a limpeza do mofo e depois pintarmos o teto com uma tinta que seja à prova de mofo Para que os fungos do bolor não estejam sempre a aparecer, obrigando a uma constante limpeza de bolor do teto.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Achei interessante essa matéria. Como restaurador e artista plástico, tenho técnicas que aplico durante meu trabalho nas construções civis. Também capacito outros profissionais que me auxiliam durante esses trabalhos.
Muito obrigada ;))) Vocês são o máximo ;)))
Muito obrigado pelo seu comentário Sónia.