Hoje em dia existem produtos de limpeza específcos para concretizar as mais variadas necessidades de limpeza nas lides domésticas.
Quem não gosta de ter a sua casa com o agradável cheiro a limpo? Mas existem tantos produtos à disposição e também para o mesmo objetivo, que muitas vezes acabamos por encher o armário ou dispensa com esses produtos e acabamos por nem utilizar metade.
Produtos de limpeza básicos
Mas cada vez mais tem vindo a acontecer que as pessoas voltam ao passado,ou seja, voltam a sentir necessidade ou curiosidade pelos antigos modos de limpar a casa.
Em muitos casos torna-se mesmo uma questão monetária, pois os produtos de limpeza atuais podem ser, de facto, e são, mais dispendiosos. E existem muitas situações que são as antigas receitas caseiras de misturas de produtos básicos que acabam por levar a melhor na resolução de certos problemas domésticos sobre os produtos atuais, impregnados de compostos orgânicos que acabam por causar irritação nas vias respiratórias e eventualmente faltas de ar, isto indo um pouco mais além do que o típico efeito irritante.
Os típicos produtos usados antigamente para limpezas, como o vinagre, o bicarbonato de sódio, óleo e limão estão a regressar em força com essa função. Não apenas nos tornam a vida económica mais aliviada, como acabam por ser amigos do ambiente.
Em relação aos principais produtos de limpeza, os mais básicos, os mais conhecidos são mesmo a o desinfetante para os azulejos de casa-de-banho, a lixívia, o detergente, a esponja e o esfregão palha-de-aço, o álcool, o produto multi-usos e o sabão em pó.
Muitas donas de casa são da opinião que para limpar, a água e o sabão são mais que suficientes, e que para quem quer obter o cheirinho agradável extra, poderá usar um desinfetante com cheiro floral, por exemplo.
O que é certo e que nisso todos concordam, é na lixívia como produto mais que indispensável, especialmente na limpeza da casa-de-banho. Aqui acho que todas as pessoas que lidam com limpeza estarão de acordo em ter a lixívia como produto essencial numa casa.
Limpeza da casa-de-banho
Na limpeza da casa-de-banho, o que é mais sugerido e, claro, mais económico, é mesmo misturar cloro, sabão em pó e um aesponja. Para o resto da casa basta o cloro e o desinfetante.
Mas nas horas de voltar ao básico, é óbvio que quando temos opiniões de especialistas, acabamos por agir de acordo com elas.
Assim, em relação ao óleo de cozinha, ele é um ótimo substituto para os limpa-móveis, pois os óleos vegetais servem para dar brilho. Caso queira limpar e lustrar móveis de madeira, basta juntar duas chávenas de chá de óleo ao sumo de um limão e usar um tecido suave para aplicar a mistura nos móveis.
O sumo de limão, esse sim, um grande aliado das lides domésticas. Na opinião dos especialistas, a acidez do limão remove mesmo as manchas de ferrugem e, misturado com sal, forma uma pasta do melhor que há para a limpeza doméstica. Há quem diga, mesmo, que substitui a própria lixívia e os produtos de remoção de ferrugem. No caso de necessitar de limpar um objeto com ferrugem, apenas deverá esfregar o sumo de limão no objeto, auxiliado por um esfregão palha-de-aço.
Mas numa coisa todos os especialistas concordam: o vinagre branco é o grnade campeão de todos os produtos naturais usados para a limpeza. Vem substituir amaciadores e produtos multi-uso.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.