O acrílico é um tipo de plástico muito utilizado em diversas peças. É considerado o material mais moderno e com maior qualidade do mercado, pela sua capacidade de adquirir formas e resistência.
Ele é um material comum em móveis como mesas e cadeiras. A limpeza da peça de acrílico é muito simples, mas ainda assim é extremamente importante para a sua preservação.
3 Dicas para limpar acrílico
Para um bom resultado, é importante identificar o nível de sujeira em que o objeto encontra-se. Existem 3 níveis: O nível um; sujeira e poeira, o nível dois; riscos leves e o nível três; riscos profundos.
Veja abaixo algumas dicas de como realizar a limpeza e conservação de sua peça de forma prática e eficaz :
1. Usar o espanador de pó
O uso do espanador de pó é muito útil para a limpeza básica do acrílico, já que ele é um material liso e a poeira é de fácil de remoção. Em geral, o espanador de pó é o instrumento mais indicado para a higienização de seu objeto. Dedicando poucos minutos por dia para a retirada do pó, com toda certeza além de conservar o material, a sujeira mais grossa também dificilmente aparecerá.
2. Limpar com flanela
O uso da flanela é recomendado para polir pequenos e leves riscos no acrílico. Mas não se esqueça que a flanela deve estar extremamente limpa, caso contrário a mesma pode arranhar mais do que polir o objeto. Também nunca use esponja de aço para limpar, pois além de riscar pode tirar todo o seu brilho.
Em caso de manchas de gordura, marcas de digitais e riscos leves passe o pano umedecido com água fria ou morna e sabão neutro. Nunca utilize álcool para a limpeza, nem outras substâncias químicas que o contenham, pois ele pode danificar e manchar o objeto. Cera de automóvel está liberada! Além de ser muito útil pela função de proteger o material dos raios solares e da poluição, a cera tem uma ótima função em polir o acrílico. Aplique a cera em pequena quantidade no mínimo uma vez por semana com o auxilio de uma flanela, sempre fazendo movimentos circulares. Por ultimo, passe uma nova flanela macia, seca e limpa para eliminar o excesso.
3. Contratar profissionais para limpar acrílico
Quando o risco é mais profundo, não há muito o que se fazer em casa. A ideia mais inteligente é contratar uma empresa especializada em acrílico para realizar a eliminação dos riscos e sujeira. Isso é importante por que eles possuem conhecimento e ferramentas necessárias para ajudá-lo.
É importante ressaltar que todos os níveis são igualmente importantes para a conservação do seu objeto. Não são difíceis de realizar, mas merecem todo o cuidado e atenção. Com toda certeza, se você seguir a risca essas dicas, seu acrílico irá durar por muito mais tempo. Sempre mantendo a beleza e o brilho idêntico a um novo.
Nunca se esqueça que a vida útil do seu artefato, móvel, placa ou qualquer outro objeto feito de acrílico, depende exclusivamente da forma de como ele é conservado. Seja cauteloso e dedique um tempo. Com toda a certeza o resultado será satisfatório!
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Tenho varios baleiros de acrílico que estão ficando manchados fosco ja tentei passar cera de polir carro não dru resultadis será que alguém pode me ajudar
Pingback: Como Limpar Seu Capacete