Se lá em casa há sempre muita agitação, naturalmente as suas carpetes sofrem com isso. As crianças, os animais, as festas, os vizinhos…há uma série de factores que condicionam o estado das suas carpetes e se a limpeza das carpetes não for regular, a sujidade entranha-se e leva muito tempo a sair. Portanto, convém aspirar regularmente.
Se pelo contrário em sua casa não há muita agitação, então é provável que as carpetes não se sujem muito e não precisem de grandes limpezas. Mas então, e se de facto as suas carpetes se sujam imenso? Sempre que fizer as suas limpezas gerais, aproveite para dar um jeito na carpete. Por vezes o pó acumulado não se vê, mas ele existe e está lá. Se puder aspirar, melhor, senão, coloque-a cá fora e bata-a como se fazem aos tapetes dos carros.
Limpeza de Carpetes com Aspirador
O aspirador é o melhor instrumento de limpeza quando se trata de pó, pois é o mais eficiente na sua remoção. Esta é a primeira coisa que deve fazer quando se prepara para limpar a sua carpete. Passe mais vezes o aspirador em zonas onde a carpete está mais exposta à sujidade, geralmente são as pontas e as laterais.
Se for o caso de a carpete não precisar de ser lavada, pode apenas aplicar um produto que vai dar cheiro à carpete. Pode encontrar facilmente num supermercado.
Limpeza de Carpetes sujas com líquido
Quando se trata de uma limpeza mais a fundo, quando a sua carpete for manchada por algum liquido, como vinho ou café, as coisas mudam de figura. Assim que isto aconteça, absorva de imediato o excesso de líquido na sua carpete, com um papel ou toalha. Não esfregue, pois isso só irá fazer com que a nódoa se espalhe pelas fibras da carpete e ficará maior. Quando tiver removido parte da mancha, pode então começar a limpar. Use uma toalha mergulhada em água quente e comece a esfregar sobre a área suja. Pode usar um pouco de detergente amoniacal ou sumo de limão.
Se a mancha for recente, este processo resulta na perfeição. Mas para as manchas mais antigas, use um pouco de vinagre. O seu ácido vai corromper com a sujidade. Ou então pode ainda usar creme de barbear.
Assim que a mancha tiver totalmente removida, absorva a humidade restante nas fibras com uma toalha ou papel absorvente. Se for necessário, vá trocando de papel.
Se a mancha ainda assim não tiver saído, o mais certo é ter que levar a carpete a uma lavandaria para que lá se possa limpar a seco. Tente também algum produto de limpeza apropriado para sujidade em tapetes e carpetes. Por vezes, esses produtos podem acabar por danificar os seus bens, daí não serem assim tão recomendados pelos profissionais de limpeza. Mas se quiser mesmo apostar nisso, antes de usar o produto, experimente-o numa área escondida da carpete.
Prevenir a sujidade das Carpetes
Previna as suas carpetes, não as coloque tão expostas à sujidade ou perto de janelas que costumam estar abertas. Coloque sempre dois tapetes de entrada para evitar que o calçado traga sujidade agarrada. E acima de tudo: limpe regularmente as suas carpetes!
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Gostei das dicas de limpeza de carpetes.