O vinho é tido, tipicamente, como uma bebida forte, capaz de providenciar um bom acompanhamento em qualquer refeição. Mas ao contrário do que se pensa, o vinho é uma bebida frágil pois absorve muito facilmente aromas e sabores dos materiais com que toma contacto. Não obstante, é também susceptível a alterações causadas por microorganismos, isto mesmo apesar da considerável percentagem de etanol que contém.
Já dizia Émile Peynaud, um grande mestre da especialidade, que “o vinho (…) é extremamente sensível, gustativa e sanitariamente, às contaminações e à sujidade… a limpeza é a condição elementar da qualidade. Toda a ciência enológica perde o seu valor se se trabalhar em locais mal limpos.”.
Produtos de Limpeza de Adegas
Assim, a falta de higiene pode mesmo ser a causa de transformação de um produto de qualidade num outro impróprio para consumo.
Os procedimentos de higiene na indústria enológica passam pela adopção de várias medidas, nomeadamente, pela utilização de materiais de mais fácil lavagem e desinfecção (por exemplo depósitos e tubagens de aço inoxidável), pelo uso de produtos de lavagem e desinfecção.
Nas adegas deveriam também ser aplicados os mesmos procedimentos higiénicos em uso noutras indústrias alimentares onde são aplicados planos de higienização preventiva e ainda a utilização sistemática de detergentes e desinfectantes, sejam eles químicos (como o cloro) ou físicos (como água quente). Outro tipo de detergentes que também proporcionam uma limpeza eficaz são detergentes alcalinos com agentes tensioativos, uma vez que melhoram a molhabilidade do piso.
De facto, todo e qualquer detergente disponível no mercado resulta quase sempre associações de variados produtos, pois não existe nenhum, que por si só, reúna as condições ideais de higienização de limpeza de adegas.
Para aqueles menos conhecedores, a soda caústica poderá ser um bom detergente, mas não terão em conta o facto de que este agente provoca a precipitação de cálcio e magnésio das águas duras, além de que forma espuma. Mas pode-se dar a volta à questão se for associado, por exemplo, um agente anti-espuma. Mas, melhor que esta opção, será mesmo adicionar um tampão anticorrosão ou um anti-oxidante.
Como fazer Limpeza de Adegas
Para quem realmente pretende proceder a uma higienização eficaz, deverá cumprir os seguintes passos:
- Pré-enxaguamento;
- Limpeza com detergentes / Desinfeção;
- Enxaguamento
A eficácia de cada um destes passos está acima de tudo na acção mecânica das águas de enxaguamento e das soluções de lavagem e desinfeção.
Tipos de Produtos de Limpeza de Adegas a usar
Depois há o tipo de detergente a usar na limpeza de adegas. Uma superfície rugosa, como o cimento, deve ser lavada com um detergente desencrustante. Actualmente o material mais utilizado na enologia é o aço inoxidável, sendo este o mais higiénico dos materiais usados nas adegas.
Nos equipamentos existentes nos locais de vinificação e de armazenamento dos vinhos, deverá ser prestada atenção ao facto de serem utilizados periodicamente detergentes específicos para as membranas com o objectivo de remover as sujidades que ficam retidas pelos filtros.
Enfim, nunca esquecer que um bom vinho é um conjunto de variadíssimos pormenores. Uma cuba ou uma mangueira mal lavada podem transformar um grande vinho num destinado.. à panela!
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.