Realizar a limpeza constante do seu aquário é extremamente importante. Não apenas para manter um aspecto agradável de limpo, mas também para a saúde de seus peixes.
A limpeza pode variar, dependendo do tipo de peixe ou do tipo de água. Hoje vamos falar sobre a limpeza de aquários tradicionais de água doce.
Existem duas formas de limpar um aquário, uma delas é chamada de limpeza manual.
Para fazer a limpeza manual, é necessário realizar a troca de um terço (1/3) da água. Com muito cuidado, realize o passo a passo a seguir para limpar a água de um aquário.
Passo a passo
- 1º Passo: Você irá precisar de alguns materiais para a higienização, tais como: um sifão, um balde limpo, testes de pH e um condicionador de água (anticloro). Primeiramente certifique-se que as bombas e aquecedores estejam desligados. Depois, drene com um sifão um terço da água do aquário para um balde, sugando a sujeira, dejetos, e restos de comida do fundo.
- 2º Passo: É importante realizar o tratamento da água que será recolocada no aquário, para remover o cloro e deixar sua temperatura e pH o mais parecida possível com a água do aquário. Para isso utilize o condicionador de água e realize testes de pH até que fique o mais próximo que puder. A temperatura e nível de pH aceitável varia de peixe para peixe. Consulte um especialista antes de tentar.
- 3º Passo: Por ultimo recoloque aos poucos a água tratada no aquário com todo o cuidado. Não complete de uma vez, pois os peixes podem morrer com o choque causado pela qualidade da nova água. Complete a água aos poucos, com um intervalo de ½ em ½ hora para que os peixes se acostumem.
Equipa de limpeza
Outra forma de deixar o seu aquário limpo é realizando a limpeza natural com peixes ‘limpa fundos'. Esses peixes além de serem belos, são especialistas em realizar a faxina no seu aquário. Eles comem de tudo, desde pequenas algas até vermes e insetos.
Conheça-os abaixo:
- Peixe-palhaço: Com certeza você já deve conhecer esse peixe. É o famoso ‘Nemo' das telinhas. O que você não sabia é que ele é um ótimo limpa fundo. Extremamente útil para aquários de água salgada, ele acaba até com os possíveis caracóis que nascem em meio aos objetos de decoração do aquário. Com ele, a limpeza está garantida!
- Peixe-gato: O Peixe-gato é um dos mais usados em aquários tropicais. Ele come tudo o que vê pela frente, até as sujeirinhas do fundo. Além de decorar o seu aquário, ele realiza a limpeza perfeitamente.
- Cascudo: O Cascudo é uma variação do peixe-gato. Ele é famoso pelos seus bigodinhos e além de ser lindo é outra espécie que ajuda com a limpeza do fundo do aquário. O Cascudo trabalha a noite, de dia ele fica escondido.
Limpar a água de um aquário pode ser simples. Mesmo com a ajuda dos peixes, é importante verificar se o aquário está limpo e a água está saudável. Não se esqueça de pedir ajuda a um profissional e verifique se ele é compatível com os peixes do aquário, caso contrário os peixes podem acabar se matando uns aos outros.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
O peixe “Nemo ” é de água salgada, não de água doce.
E os peixes que fazem a limpeza do fundo não se alimentam de dejetos ou fezes. Assim, a troca parcial da água de aquário é recomendada mesmo que se tenha os peixes chamados “limpa fundo “.
Existem rações próprias para esses peixes e a TPA deve ocorrer para removação dos oligoelementos da água, dos quais os peixes de aquário se beneficiam.
Muito obrigado Edna pela correção, já corrigimos o texto.