A alpaca (ou prata alemã) é uma liga metálica muito parecida com a prata esteticamente, que é usada na fabricação de vários objetos entre eles estão as talheres e algumas moedas.
É fácil diferenciar uma moeda nova de uma antiga, por mais que você limpe a moeda antiga provavelmente elas será mais escurecida e fosca do que a nova. Isso por que conforme o tempo as moedas são passadas de mão em mão e entram em contato com a umidade, que resulta na oxidação. É a oxidação que escurece a alpaca e tira todo o seu brilho deixando a moeda com fortes características de antiga e suja.
Muitos colecionadores de moedas utilizam de certos métodos para manter a moeda com o aspecto de nova e conservada, por mais antiga que ela possa ser. Mas há também pessoas que gostam de limpar as moedas e deixá-las brilhantes e bonitas apenas pela estética. Afinal, é sempre belo de ver moedas limpinhas e brilhantes não é mesmo?
Existe diversas formas caseiras para higienizar essa espécie de moeda. Aprenda abaixo como limpar moedas de alpaca.
Pasta de dente:
A pasta de dente pode ser usada para polir a moeda e recuperar o seu brilho original. Aplique-a em pequena quantidade com uma flanela macia e limpa lustrando a moeda e esfregando continuamente. Depois retire todos os resíduos com água em abundancia e detergente neutro e seque com uma toalha macia que não solte fiapos.
Sal de frutas:
O sal de frutas é um método muito eficaz para recuperar o brilho e deixar a moeda novinha. Mas não é recomendado para colecionadores, pois, ele retira a platina que se acumulou ao longo do tempo, reduzindo demasiadamente o valor para colecionadores.
Acido Cítrico:
O ácido cítrico é uma das formas mais indicadas para a limpeza de moedas de alpaca. Isso por que o ácido cítrico reage com o ácido clorídrico (presente na moeda) que dá origem a um sal de cobre, deixando o metal com um aspecto de novo, protegendo contra ferrugens e recuperando a cor e brilho autêntico da moeda.
Podemos encontrar o ácido cítrico em diversos alimentos que normalmente possuímos em casa, veja abaixo uma lista deles:
Sumo de limão:
Deixe as moedas submersas no sumo puro do limão por alguns minutos. Depois retire e esfregue-as com o auxílio de uma escova de dentes. Logo após, lave as moedas com água e detergente retirando todos os resíduos de sujeira e sabão e seque com uma toalha limpa.
Vinagre:
O vinagre é outro exemplo de ácido cítrico que pode ser usado da mesma forma que o sumo de limão para limpar as moedas. Siga as mesmas etapas.
Para acondicionar e conservar:
Se você gostou da ideia de colecionar moedas de alpaca, você irá precisar aprender a conservar guardar essas moedas da forma correta para que ela não perca o valor. Essa etapa não é nada difícil, você precisará apenas guardá-las separadamente depois de limpas em envelopes padronizados.

Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
gostei boa dicas….
Gostei bastante até porque é simples e fácil. Isto também serve para aquelas molduras antigas que têm aplicações em metal? E isto não ataca a madeira?
utilizei de deixar as moedas alpacas de molho por alguns minutos na calda de limão,vinagre e sal, deu um bom resultado, só que utilizar massa de polir pintura de veículos se torna muito melhor, da um melhor resultado de brilho usando o sistema de polimento com uma flanela ou um pano sem soltar fiapos, fica sensacional melhor do que a pasta de dente. fica com brilho 100%
Pingback: Como Limpar Moedas Antigas e Manter Sua Coleção Organizada