Atualmente existem diversos modelos de fogão com suas cores e acessórios. Os fogões necessitam de duas coisas para criarem o fogo. A primeira é a fonte de combustível, que na maioria das vezes é o gás natural. Mas para que o gás vire fogo é necessário que ele seja inflamado com uma faísca por exemplo.
Os fogões elétricos estão cada dia mais comuns nas cozinhas das pessoas, isso por ser extremamente prático, principalmente quando o assunto é acender o forno. Com os acendedores automáticos, o maior sacrifício é apertar um botão. Mas quando o fogão é mais simples, e não possui esse luxo, acender o fogo do forno pode ser um grande desafio.
Com o tempo esses acendedores tendem a entupir, por isso, sua higienização contínua é de extrema importância.
Normalmente os acendedores são feitos de plástico. Por esse motivo, nunca utilize nada que possa arranhá-los ou estragá-los.
Para lavar adequadamente essas peças, é necessário antes de tudo desligar o eletrodoméstico, se preciso esperar o mesmo esfriar e retirar os acendedores do fogão. Os acendedores são sempre de encaixe, basta puxar e retirar facilmente.
Abaixo você vai aprender dicas sobre como limpar o acendedor de fogão, além de mantê-lo conservado, desentupido e longe de problemas:
Para limpar e desentupir a sua peça
- Utilize um palito de churrasco revestido com um pano de limpeza e limpe todos os cantinhos e brechas. É muito importante que você só use o palito revestido com um pano limpo, caso contrário a ponta aguda do palito poderá causar riscos no local.
- Retire com o palito toda a gordura acumulada, principalmente embaixo dos acendedores.
- Caso exista acumulo de sujeira nos acendedores eletrônicos ou nos sensores de chama, limpe-os cuidadosamente com um pano úmido. Verifique se o pano está limpo e sem se não há partículas de poeira que possam arranhar o objeto.
- Nunca molhe o fogão enquanto ele estiver quente. Lembre-se que mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras no seu esmalte, além de outras complicações.
Para conservar a sua peça
Depois de higienizado e desentupido, o fogão está pronto para o reuso. Mas lembre-se de usá-lo com certos cuidados:
- Realize essa limpeza completa pelo menos uma vez por semana. Não deixe os acendedores entupidos ou sujos, pois isso causará problemas mais críticos futuramente.
- Nunca utilize produtos abrasivos, corrosivos, à base de cloro ou esponjas de aço. Sempre verifique qual o tipo de material que o seu fogão é fabricado. Assim, conseguirá conservá-lo por mais tempo sem causar manchas ou riscos.
- Não deixe produtos (ou alimentos) ácidos ou alcalinos como vinagre, limão, sal e açúcar, na superfície da sua mesa de inox, tenha cautela para não causar manchas indesejáveis no seu fogão.
- Não utilize maquinas de vapor para limpar o seu fogão, pois esses equipamentos causam ferrugem.
- Procure limpar a superfície de seu fogão todas as vezes que utilizá-lo.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Pingback: Como limpar chuveiro? Aprenda Agora Mesmo Com Nosso Guia Completo!