Muitos de nós gostam e têm em casa um ou mais gatos como animais de estimação. Os gatos, em particular, costumam viver dentro das nossas casas e isso requer que o grau de cuidado com a sua higiene seja maior. Estes animais são por natureza animais limpos. Costumam passar o dia inteiro a tratar da sua higiene. No entanto, há coisas que eles não conseguem fazer e que têm de ser feitas por nós donos.
Cuidados a ter com a higienização do seu gato
Nenhum de nós gosta de ter parasitas, bocados de pêlo espalhados pela casa ou de ver os nossos sofás todos arranhados. Por isso vou-lhe dar algumas dicas sobre a higienização e educação do seu animal de estimação.
- Habitue o seu gato desde pequenino a tomar banho. Desta forma esta tarefa irá se tornar em algo muito mais fácil e livre de arranhões e birras.
- Escove diariamente o seu gato principalmente se ele tiver pelo longo. Perde cinco minutos a escova-lo mas poupa tempo na limpeza da casa.
- Tenha sempre apontado quando tem de levar o seu animal de estimação ao veterinário. Não se desleixe neste tema. Lembre-se que ele mora consigo e que muitas vezes até dorme com os seus filhos. É necessário reduzir o risco de doenças.
- Proteja o seu gato contra os parasitas. Pode optar por champô, coleiras ou bisnagas. São várias as opções e todas elas eficazes.
- Mantenha as unhas do seu gato limpas e cortadas.
- Tenha um sítio ou compre um brinquedo no qual o seu gato possa “afiar” as unhas de modo a não estragar o seu sofá.
- Mude a areia do seu gato sempre que se mostrar necessário. Lembre-se que os gatos são animais muito asseados e se virem que a sua areia está suja não a vão usar acabando por fazer as suas necessidades em outros lugares. Mantenha a areia do seu gato longe da comida e num lugar sossegado para que ele tenha privacidade.
- Lave frequentemente o bebedouro e comedouro do seu gato. Desta forma evita a proliferação de germes e até que as formigas apareçam na comida. A lavagem deve ser feita com água. Mais uma vez, como os gatos são muito limpos recusam-se a comer se o comedouro estiver sujo ou com mau cheiro.
- Limpe os olhos e orelhas do seu gato. Em ambas as situações use algodão.
- Não dê comida ao seu animal sempre que ele miar. Isso não quer dizer que ele tenha fome. Às vezes eles miam só porque sim. É a sua forma de se exprimir. Desta maneira evita que o seu gato fique obeso.
- Mantenha limpa e areje a cestinha de dormir do seu animal. Não deixe que se acumulem lá demasiados pêlos.
- Se tiver mais do que um gato opte pela castração. Desta forma evita a reprodução da espécie caso sejam um casal ou evita conflitos caso sejam ambos machos.
- Varie a alimentação do seu animal. Não lhe dê sempre comida seca e/ou de lata. Dê-lhe sempre água fresca.
Estes são alguns dos pontos que deve ter em cuidado em relação ao seu gato. Acima de tudo trate o seu animal de estimação com amor e carinho.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.