Nódoas de sucos de frutos e plantas podem ser uma verdadeira dor de cabeça para quem as está a tentar remover.
Conheça algumas dicas para remover nódoas de sucos de frutos e plantas de forma simples, rápida e eficaz.
Confira-as já abaixo.
Remover nódoas
- Dissolver 500 gramas de sabão em fel de boi e juntar-lhe 15 gramas de sal refinado e 6 gemas de ovos. Com a massa obtida, formar pastilhas que se deixam secar lentamente, à sombra. Aplicam-se as pastilhas molhando-as em água e esfregando com elas o direito e o avesso do tecido e, por fim, lavando bem com água simples.
- Espalhar sobre a nódoa um pouco de amido em pó e conservá-lo aí até que ela desapareça.
- Sendo a nódoa produzida por sumos de citrinas (laranja, limão, cidra, tangerina), embebê-la de água de cal, ou de soda, visto que os alcalis neutralizam os ácidos.
- As produzidas pela amora tiram-se esfregando-as com o sumo da mesma fruta verde.
- Submeter os tecidos ao vapor do anídrido sulfuroso obtido pela combustão de enxofre, e lavá-los, depois com água, em que se dissolveu um pouco de cloreto de cálcio.
- As produzidas em tecidos de cor submetem-se aos vapores de enxofre queimado e lavam-se, em seguida, com água de sabão, tépida, à qual se juntam algumas gotas de amoníaco.
- O sabão nunca deve ser usado para eliminar nódoas de frutas.
- As recentes, tiram-se lavando-as com água fria, simples; se já tiverem secado, coloca-se a parte manchada sobre uma vasilha apropriada e deita-se-lhe por cima, de alto, água quente.
- As renitentes esfregam-se com sumo de limão e expõe-se ao sol. Lavá-las, depois, com água simples.
- Lavar a nódoa com água acidulada pelo ácido sulfúrico (lO gotas de ácido para um copo de água) e enxaguar, depois, com água limpa.
- As renitentes molham-se com sal de azedas, ou com ácido cítrico ou tartárico, dissolvidos em água, na proporção de l0°|o. Como estes ácidos alteram um pouco as cores dos tecidos, só devem ser usados no tratamento de tecidos brancos.
- Quase todas as nódoas produzidas por sucos, de plantas desaparecerem levando-as com água fervente.
- As manchas causadas pelas cascas verdes das nozes saem lavando-as, quando ainda húmidas, com água de sabão ou submetendo-as à acção dos vapores de enxofre.
- Esfregar as nódoas com ácido tartárico ou com vinagre forte.
- As nódoas de sucos de frutos e plantas que resistam a qualquer dos tratamentos indicados desaparecem lavando-as com um soluto aquoso de oxalato de potássio, que é muito venenoso.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.