Nem sempre é fácil arranjar a melhor solução para o tipo de limpeza que procuramos. Quando se trata de edificios e estruturas ainda pior. As empresas de limpeza oferecem soluções, mas há sempre o factor financeiro que fala mais alto e que impede que se contrate uma empresa para tratar de tudo. Acontece nas alvenarias, por exemplo.
Limpeza pós-obra
Estas construções exigem um tempo extra para a limpeza. Aliás, qualquer tipo de construção exige uma limpeza pós-obra bastante qualificada para evitar que no futuro surjam alguns problemas.
É necessário ter alguns cuidados com o tipo de limpeza que se quer efectuar, principalmente se se tratar de um edifício histórico. Antes de partir para a limpeza, convém investigar para garantir que a limpeza não vai danificar as paredes do edifício. Para além disso, deve saber-se que tipo de sujidade é que se pretende remover: pinturas, manchas, graffitis, sujidade atmosférica.
Escolher o método de limpeza nas alvenarias
Para se seleccionar o método de limpeza, é necessário avaliar a necessidade de efectuar a limpeza. Deve observar-se a construção. Depois disso, devem ser feitos ensaios para amostra. Convém que sejam feitos numa área escondida da estrutura. Isto vai ajudar a garantir que o método de limpeza escolhido seja o melhor e mais eficiente.
Portanto, a função da limpeza é a remoção da sujidade, que provoca a degradação das alvenarias a longo prazo. Este trabalho não é fácil, pois a sujidade pode já estar entranhada no interior das paredes.
Limpeza de alvenarias com água
Lavar com água é certamente a forma mais segura, pois é a que menos agride a estrutura. É claro que resulta se houver uma sujidade solúvel. No entanto, não se conseguem remover sujidades ou manchas que sejam insolúveis em água.
A nebulização é um desenvolvimento da lavagem com água a baixa pressão. Tem como objectivo a aplicação da menor quantidade de água, durante a menor duração, que consiga amolecer a sujidade, o que desta forma possibilita a sua remoção por escovagem ou por outro tratamento suave. Geralmente, em comparação, a lavagem com água a baixa pressão arrisca a saturar a alvenaria, o que pode provocar danos na parede pela mobilização de sais e pode ainda provocar a corrosão de fixações, por exemplo, assim como danificar outros elementos fixados à parede, tais como madeiras e as decorações interiores.
Sistema da nebulização
O sistema da nebulização resulta ao fazer-se passar a água por uma rede muito fina ou por um filtro, para se criar um nevoeiro que é então projectado através de bicos finos. A quantidade de água pode ser controlada electronicamente ou por temporizadores, para se evitar o escorrimento de água em excesso pela parede do edifício abaixo.
Quando a a limpeza não resulta com água, ou não é possível a utilização de produtos químicos, a técnica utilizada é a limpeza por abrasão com ar comprimido.
Hoje em dia há uma quantidade enorme de técnicas que resultam desta técnica, resultando assim máquinas especiais para a sua execução.
Esta técnica faz com que se dirija as particulas contra a alvenaria, através de ar comprimido. Este impacto pulveriza a camada superficial da alvenaria.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.