Os armários são parte do recheio de uma habitação. Estes ajudam-nos não só a manter os nossos objetos organizados e protegidos, mas também a criar um ambiente de harmonia e acolhimento para uma pessoa que nos visite.
Estando um pouco espalhados por toda a casa, cada um com uma funcionalidade diferente, encontram-se sujeitos a agressões externas diferentes mediante a divisão da casa onde estão colocados.
Limpeza de armários
Para manter o seu aspeto original, a limpeza dos mesmos é uma tarefa necessária e que deve ser efetuada regularmente. Este procedimento exige cuidados específicos tendo em atenção a cor do armário, o tipo de material e acabamento do armário e o tipo de sujidade a que o armário está exposto.
Passar pano nos Armários
Iniciando a tarefa devemos passar um pano por toda a parte exterior do armário, se possível de flanela, ou o aspirador visto que não desejamos apenas levantar e sacudir a poeira, mas sim removê-la.
Para que a limpeza seja de facto eficaz, a parte interior do armário deve ser cuidadosamente limpa com uma escova macia para eliminar poeiras, pó e todo o tipo de sujidade presente nos cantos interiores do armário.
De seguida, estando a sujidade que estava entranhada totalmente removida, pode aspirar com um aspirador para que o pó não levante.
Já sem pó, o mais indicado nesta fase será humedecer um pano com água e sabão neutro e enxugar posteriormente com um pano seco de flanela.
Nota: Pode substituir o sabão neutro por água com vinagre ou sabão de coco com o objetivo de remover cheiros. Se os armários tiverem muita gordura pode aplicar sabão em pó diluído em água.
Cuidados com os produtos limpar-móveis
Não deve utilizar produtos limpa-móveis ou abrilhantadores porque estes escurecem a madeira e se aplicados de forma não uniforme causam manchas. Se os armários forem brancos limpe com água e leite ou aplique logo o leite ao esfregar com o pano de flanela.
Não borrife água ou utilize panos encharcados nos armários, pois esta pode entrar na madeira e danificá-la, principalmente se o armário for de aglomerado de madeira. Também não arrisque usar escovas de aço ou qualquer outro produto abrasivo, sob pena de danificar o acabamento e visual do móvel.
Uma vez corretamente limpos e secos é bom utilizar bolas de cedro, sem cor ou cheiro, para retirar a humidade natural do interior do armário e gavetas. As bolas de cedro são também um repelente natural para certos insetos ou pragas.
Nota: Armários e gavetas com roupa têm tendência a atrair pragas, como tal utilize gotas de alfazema ou eucalipto para cheirar bem e afastar pragas. Caso não tenha bolas de cedro, uma alternativa é utilizar um pouco de cal viva dentro de um saleiro de vidro com tampa de inox.
E estamos de novo com os nossos armários praticamente iguais ao dia em que os adquirimos, mas para não ser necessário repetir todo o esforço da limpeza devemos passar um pano húmido todos os dias, seguido de um pano seco, evitando assim o uso de detergentes.
Tenha especial atenção aos armários de cozinha ou casa de banho, verificando regularmente por canalizações corrompidas ou humidade a infiltrar-se.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.