Hoje em dia e cada vez mais utilizamos e estamos dependentes de aparelhos electrónicos portáteis e isto revela-se, principalmente, seja na realização de um mero sumo ou bolo para o qual usamos batedeiras, ou para o típico almoço de fim-de-semana com família ou amigos, em que usamos cafeteiras para servir o café na rua (varanda ou jardim).
Limpeza de Cafeteira Elétrica
A principal questão que surge nestes casos de uso de aparelhos portáteis é proceder com a sua limpeza. E isto acontece principalmente com as cafeteiras eléctricas A primeira coisa que se deverá lembrar antes de começar a limpar a sua cafeteira é de se certificar que está desligado da tomada e, também, de que estão frios para que não se queime.
Nunca deverá colocar a base da cafeteira dento de água, pelo que poderá limpar a parte exterior com um pano húmido. Por outro lado, tanto o recipiente de vidro como a parte do próprio filtro deverão ser lavados com água morna e detergente neutro, de preferência.
Outra opção é para limpar o interior da cafeteira
Deverá misturar uma parte de vinagre com duas de água morna, colocando essa mistura no recipiente de vidro e não se esqueça de colocar o filtro de papel. Ligue a cafeteira e depois deverá mandar fora o filtro e água depois deste processo. Deixe a cafeteira esfriar, o que deverá levar cerca de quinze minutos. Repita o processo, mas desta vez com água limpa.
Na altura em que vai fazer o café, lembre-se de que não é aconselhável que o reservatório da água tenha resíduos de café, pois estes irão passar pel própria tubagem interna da cafeteira e que, assim, poderão prejudicá-la.
Uma dica que poderá ser benéfica para as melhores condições e sabor do próprio café, coloque água limpa no reservatório, em ligeira maior quantidade do que necessitará para o café e ponha a cafeteira a funcionar, sem filtro. Passe, então, depois para o café e verá como ele sai ótimo.
Vinagre para limpar resíduos na Cafeteira Elétrica
O que é necessário frisar é que com o diário uso da sua cafeteira, é perfeitamente natural que se acumulem resíduos escuros e mesmo água escurecida, que se deve a óleos do próprio café e outros resíduos. A mera lavagem do recipiente de vidro não é, de todo, suficiente. Assim, o processo acima mencionado com o vinagre deverá ser realizado mensalmente.
Caso não lhe agradar muito a ideia do vinagre, poderá subsituir, nesta limpeza, por bicarbonato de sódio, sendo que deverá usar uma parte de bicarbonato de sódio para quatro partes de água morna. O resto será igual: coloque a mistura no recipiente da água. Ligue a cafeteira e deixe-a a funcionar tal como quando está a fazer café, até que a mistura passe toda pelo filtro. Desligue a cafeteira e deixe-a esfriar. Passe por água todas as partes da cafeteira que estiveram envolvidas neste processo e repita a operação, mas apenas com água limpa e pura.
Caso pretenda limpar apenas o pote de vidro, bastará colocar dentro do recipiente duas chávenas de chá de gelo, um quarto de chávena de chá de sal grosso e outro quarto de chávena de chá com sumo de limão. Abane vivamente o recipiente. Lembre-se, apenas, de que o recipiente deverá estar frio para que não ocorra nenhum choque térmico.

Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Adorei!Voces nos ajudam muito!
Manchei a base onde esquenta o café da minha cafeteira, esta com mancha queimada de café podem me ajudar como remover?
Eu também.. e não acho como limpar!! :/