Já todos vimos, ou pelo menos ouvimos falar dos reservatórios de água que existem em grande maioria das casas (vivendas) e quintas. A esses reservatórios podemos chamar de caixas de água.
Assim, uma caixa de água é uns espécie de tanque cujo objectivo é armazenar água para o consumo humano ou agrícola. O tamanho destas caixas de água varia consonate o uso que se faz e se necessita.
Limpeza de caixa de água
Assim, poderá escolher a caixa ou reservatório de água baseando-se na seguinte lista:
- 1 a 4 pessoas – caixa com 500 litros de capacidade;
- 5 ou 6 pessoas – caixa com 750 litros de capacidade;
- 7 a 10 pessoas – caixa com 1000 litros de capacidade.
Claro que já se perguntou, também, como deverá ser feita a limpeza da sua caixa ou reservatório de água.
O que tem a fazer, em primeiro lugar é, no dia que precede a lavagem, fechar o registo de entrada da água ou amarrar a bóia de nível da caixa. Isto serve para que toda a água na caixa seja consumida até ao ponto que permaneça a quantidade de água que irá ser necessária para a limpeza da caixa e, assim, evitará desperdícios.
No dia da lavagem, comece por fechar a saída da água com um tampão ou pano, sendo que a caixa deverá ficar com cerca de um palmo de água. Lave as paredes e fundo da caixa ou reservatório com uma esponja ou escova. Agora sim, já poderá abrir a saída de água para que escorra. Fazendo-se acompanhar de um balde e pá de plástico, retira o excesso de água e resíduos.
Lixívia para limpar caixa de água
De seguida, deverá abrir o registo de entrada da água, permitindo que a caixa encha até metade e, depois, feche de novo o registo e saída de água da caixa. Adicione lixívia, consoante a capacidade da sua caixa ou reservatório:
- Caixa com 500 litros – 10 colheres de sopa de lixívia;
- Caixa com 750 litros – 15 colheres de sopa de lixívia;
- Caixa com 1000 litros – 20 colheres de sopa de lixívia.
Agora deverá lavar, de novo, tanto as paredes como o fundo da caixa ou reservatório com uma esponja ou escova nova e limpa. Abra a saída de água da caixa bem como as torneiras da casa para que esta água da lavagem saia.
De seguida, deverá lavar a tampa da própria caixa com água corrente. Tire-a para lavar e depois coloque-a de novo no sítio.
Aproveite a limpeza da caixa ou reservatório de água para colocar um filtro no cano que se encontra no exterior do telhado (o local habitual), pois ajudará a evitar a entrada, junto com a tampa, de insetos na caixa de água.
Saiba que também tem a possibilidade de evitar o acumular de ar nos canos da própria casa, pelo que não se deverá esquecer de abrir as torneiras até que a água comece a sair.
Abra novamente o registo de água para que a sua caixa ou reservatório voltem a ficar cheios e prontos para fornecer água à casa.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
A legislação brasileira determina a limpeza de caixas d'água e reservatórios, de 6/6 meses. Em edifícios, principalmente quando há irresponsabilidade por parte de quem deveria tê-la, isso nem sempre ocorre.
Sei do caso de um que, entre uma limpeza e outra, passaram-se quase 4 anos…
E, por surreal que isso lhes pareça: mesmo o prédio tendo poucas unidades, fui a única pessoa que reclamou dessa falta absoluta de higiene e, mesmo, descaso com a saúde dos moradores .
Pingback: Como Desemperrar o Zíper