Um canil bem cuidado e limpo pode ser um bom local onde deixar o seu cão em segurança, durante alguns períodos do dia.
Contudo, quer possua um canil próprio ou deixe o seu cão numa instalação destas, deve ter em mente que alguns cuidados de higiene são essenciais, para preservar a saúde humana e animal.
Se quer saber como fazer a limpeza de forma adequada, então siga as nossas orientações já abaixo para a limpeza de canil.
Como fazer a limpeza do canil
Aconselhamos a limpeza do canil com sabão em pó (detergente em pó), enxaguando posteriormente com um pouco de cloro diluído em água. Esta mistura irá deixar a área devidamente desinfetada. Deixe secar por completo, o que deverá levar cerca de três horas. Em seguida, misture um pacote de sal grosso em 18 litros de água e espalhe pelo chão do canil. Não necessita de enxaguar e esta água salgada irá aniquilar eventuais ovos de pulgas que possam existir. Esta mistura de água e sal é uma alternativa natural aos produtos de venda, tendo a vantagem de não ser tóxica.
Em alternativa ao uso de cloro, poderá utilizar para lavar o chão e paredes do canil qualquer produto de limpeza de superfícies. O cheiro destes produtos costuma funcionar como repelente de pulgas.
Lembre-se que os animais não devem estar no local objeto de limpeza enquanto esta durar. Coloque-os num outro local limpo e seguro, onde não exista o perigo de inalar ou ingerir os produtos utilizados na limpeza.
Para complementar a limpeza do canil é também aconselhável fazer uma boa higienização dos animais quinzenalmente.
Aproveite enquanto o chão do canil seca para desinfetar as tigelas e outros artigos, como camas e mantas. Proceda à desinfeção normal das tigelas e enxague, deixando posteriormente que sequem ao ar, de modo a que fiquem prontas para a próxima refeição. Não se esqueça de aproveitar para também lavar os brinquedos e áreas de diversão.
Notas adicionais:
- Previamente à limpeza, deverá remover resíduos e restos biológicos do animal.
- Antes de aplicar o desinfetante e proceder à limpeza do canil, certifique-se que utiliza de acordo com as instruções da embalagem do produto. Caso tenha optado por utilizar lixívia na desinfeção do canil, deverá posteriormente lavar com todo o cuidado, de modo a que previna a corrosão de metal, tecidos e artigos que costumam estar junto com o cão no canil. A lixívia indevidamente enxaguada também poderá prejudicar o próprio cão.
- Para a limpeza do teto do canil ou da casota, use uma escova dura, que também poderá ser utilizada para a limpeza das paredes e portas. Deixe o produto atuar consoante as indicações da embalagem.
- Depois de toda a limpeza e secagem da área, já poderá colocar no sítio os objetos do animal ( já limpos), água e comida novas.
Não descure a limpeza de canil em zonas normalmente esquecidas, como juntas, dobradiças e redes. Estes elementos deverão ser também alvo de limpeza e desinfeção, de modo a eliminar quaisquer restos de bactérias e fungos, que podem dar origem a infeções e doenças ao próprio animal.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.