Se decidir ter um coelho, lembre-se que o seu animal vai precisar de uma gaiola própria e específica para coelhos, de modo a que tenha o seu próprio canto, onde possa descansar e alimentar-se.
A gaiola deve também ser limpa regularmente da forma adequada, de modo a proporcionar maior conforto e higiene ao animal.
Seguem-se algumas dicas de limpeza de gaiola de coelhos.
Dicas de limpeza
É de grande importância que a água do coelho seja potável e que a própria gaiola tenha uma cobertura que ofereça bom resguardo, para que o seu animal não venha a sofrer com mudanças bruscas de temperatura, fique protegido da chuva, do vento e do sol.
Normalmente a gaiola já vem com um bebedouro externo. O corredor entre as gaiolas deve ser cimentado, a zona das necessidades, que fica sob a gaiola, deve permanecer abaixo do nível do corredor e ser inclinado para que o esterco fique sempre seco.
A limpeza da gaiola do seu coelho deve ser feita diariamente e de forma meticulosa, isto sem descartar a necessidade de uma desinfecção periódica. Vários fatores deverão ser tomados em conta, como o combate às moscas e ratos, que são são principais transmissores de variadas infeções. O coelho também deverá ser preservado do mofo e bolores na alimentação.
Rotinas de limpeza:
Existem alguns passos que permitem, diariamente, tornar toda a limpeza da gaiola mais fácil.
- Comece por remover todos os alimentos frescos que o coelho não tenha comido, de manhã e à noite. Remova o feno do fundo da gaiola. Se não tiver nenhum recipiente para o feno, então remova o que aparentar estar pisado, húmido ou com dejetos.
- Lave os comedouros e bebedouros com água limpa. Verifique a zona das necessidades e mude-a se necessário.
- O WC do seu coelho deve ser verificado todos os dias, sendo que isso irá permitir não só que se mantenha limpo, como também ajuda a controlar a quantidade e e aspeto de fezes e urina e, assim, desde cedo, controlar eventuais doenças desde cedo.
- A frequência com que muda a caixa do WC vai depender da qualidade e quantidade que a caixa tem e das características do próprio coelho.
- Em termos da limpeza semanal, deverá remover todos os acessórios da gaiola e a caixa das necessidades do WC do coelho. Ponha a gaiola e o WC de molho durante dez minutos em água quente. Use vinagre na gaiola e manchas de urina pois ajudará a limpar.
- Pode usar detergente simples ou lixívia para lavar a gaiola, desde que depois enxague devidamente para que não restem restos de químicos. Lave bem os comedouros e bebedouros com água quente, tal como todos os brinquedos que possam estar sujos.
- Se pretender desinfetar a fundo a sua gaiola, use uma mistura de uma parte de lixívia para dez partes de água e deixe-a dentro da gaiola durante 30 minutos, certificando-se que a enxague realmente bem.
- O vinagre é realmente bom na remoção de manchas de urina, mas como os coelhos não gostam do cheiro, não o deverá usar no WC do seu animal, caso contrário poderá correr o risco de ele o usar. Caso consiga treinar o seu coelho para fazer as necessidades num só local, será a melhor maneira de evitar trabalho no futuro.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.