Qualquer construção exige manutenção regular, e os poços de água não são excepção. Deve ser realizada uma desinfecção após a sua conclusão e sempre que seja preciso devido às contaminações da água. Por vezes vemos que a água do posso que construímos fica alaranjada e surge uma espécie de polpa no topo do poço. Ora, isto acontece muitas vezes por falta de limpeza do poço. Pode também estar perante uma situação bem mais complicada, devido ao solo e às rochas, mas isso, é um problema que vamos deixar fora deste artigo.
Há vários tipos de poços: poços vulgares escavados manualmente, poços escavados mecanicamente, com escavadora ou por injecção de água e poços perfurados (tubulares e furos).
Limpeza de poço
Portanto, posta uma situação de limpeza de poço, vamos proceder à sua manutenção.
- Comecemos por retirar toda a água do poço. Convém ter o auxílio de uma bomba, caso contrário, será muito difícil de remover.
- Limpar a escovar o fundo do poço e as suas paredes. Use uma boa escova de aço e vassouras. A limpeza deve ser total.
- Assim que tenha o poço totalmente limpo e escovado, volte a deixar entrar a água.
- Deve ter um desinfectante e misturar com água do poço. Antes disso, deve preparar a solução do desinfectante com água e só depois misturar no poço.
- Faça uma re-circulação da água, para que o desinfectante se misture bem.
- Deve esperar 12 horas até voltar a esvaziar o poço de novo.
- Volte a encher o poço de água.
- Faça um exame para conferir o grau de bactérias residentes na água.
Deve sempre cobrir o seu poço com uma plataforma de betão e que tenha pelo menos um metro de largura.
Para o caso de ser necessário à manutenção do seu poço, fica a fórmula:
Fórmula para calcular o volume de água do poço
V = p x R2 x h
- p = 3,1416
- R = Raio do poço
- h = Altura da coluna dágua ( quantos metros de água tem dentro do poço ).
Desinfecção de Poços
Há ainda outra fórmula para a desinfecção de poços. Trata-se da dosadora de poços e consiste numa garrafa plástica comum, duas pastilhas de cloro, 850gr de areia grossa lavada. Com estes componentes, faz-se uma mistura de cloro com areia e despeje um pouco abaixo do gargalo. Mais um centímetro abaixo, faça dois furos, um de cada lado. De seguida, prenda-a com um fio forte e coloque-a no poço.
As doenças por transmissão de água são frequentes e muito fáceis de se espalharem. Por vezes, elas surgem pois a água não está tratada de maneira a ser própria para consumo. Sempre que quiser construir um poço, certifique-se que a sua localização não é próxima de outros depósitos, como por exemplo, do lixo. Faça a limpeza do poço regularmente para não ter problemas com águas contaminadas.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.