Quando as obras acabam, os problemas não vão embora, aliás, é aí que começam os problemas: possivelmente os senhores que estiveram a construir estiveram apenas preocupados em fazer o seu trabalho, sem ligar ao que acontecia à volta quando eles derrubavam paredes.
O que acontece é que na maior parte dos casos é que ficamos com parte da casa inundada de sujidade, que por vezes uma simples esfregona não resolve e temos de avançar para a chamada Limpeza pós-obra. Portanto, o que tem a fazer é colocar novamente mãos-à-obra e começar por uma das pontas da casa.
Peça ajuda para a Limpeza pós-obra
Antes de começar, pela ajuda a mais alguém, um amigo, familiar ou vizinho. De certeza que vai precisar de força de duas ou mais pessoas para poder afastar algumas coisas e se for o caso de subir escadas, a tarefa é bastante complicada para uma pessoa só. Depois de ter conseguido arranjar ajuda, comece por fazer um lista de produtos de limpeza que vai precisar. Não se esqueça dos revestimentos e pavimentos que tem em casa, cada um deles vai exigir um tipo de limpeza diferente.
Compre diluente, pois com certeza será o líquido mais utilizado para a remoção de tintas. Aconselhe-se com alguém da superfície comercial para saber o que usar para a remoção de restos de cimento.
Compre ferramentas para efectuar a limpeza pós-obra: espátulas, laminas, silicones, esponjas, fita-adesiva, esfregona, panos, baldes, vassouras, detergentes de todos os tipos, álcool, diluente, abrilantadores, ceras e muito mais.
Agora que está a estrear a sua nova casa, é hora de poder aplicar alguns produtos duradouros, como é o caso de anti-derrapantes e seladoras. Aconselhe-se num especialista.
Limpeza em pavimento: Granito
Tenha muita atenção com os seus tipos de pavimento. Os granitos, por exemplo, exigem uma limpeza com produtos neutros, pois se assim não for, pode manchar.
- Comece pelo fundo da casa. E comece no último piso. Limpe todos os azulejos, paredes, espelhos, móveis que possam existir. Comece sempre pelos locais mais sujos para os mais limpos.
- Remova as coisas que já tinha para outro sítio. O ideal era mesmo colocar tudo fora da casa para ter espaço de manobra para limpar o chão de um ponta à outra, sem ter que fazer curvas. Lave tudo bem e no final dê brilho, se souber que já não tem que voltar ao compartimento.
- Não vá logo limpar locais como lavandaria ou cozinha, pois são locais que precisam de ser visitados regularmente por causa dos detergentes, trocar a água, comer…
- Evite que entre mais pó dentro de casa. Pode sempre fechar todas as portas e janelas, mas também convém arejar a casa, para que saia o cheiro a tinta e a cimento.
Cuidados a ter na Limpeza pós-obra
Perca algum tempo nas limpezas e cuidados com os detergentes. Use sempre luvas para se proteger de tantos químicos a que vai estar exposto. As limpezas pós-obras exigem sempre uma série de coisas e tempo que nem todos podem ter. Se for o caso de ter uma vida muito activa, procure por um serviço de limpezas que lhe farão o trabalho na perfeição.

Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Pessoal li muito as instruções de vocês, mas tenho uma dúvida, em várias pesquisas que fiz achei a marca Bellinzoni. Parece que são produtos bons…. você tem mais informações? Indicam? Achei nesse site: https://www.lojadoprofissional.com.br/bellinzoni