O azulejo é uma peça de cerâmica de pouca espessura, com uma das faces revestida com esmalte para que ganhe um aspecto mais delicado. É um elemento decorativo de revistimento de paredes, por exemplo, e encontra-se em muitas casas de hoje em dia.
Apesar de ser uma superfície bastante resistente, tem uma grande delicadeza e deve de ser tratado com muita atenção. Com um método de limpeza descuidado, corre o risco de estragar o esmalte ou de retirar o brilho da peça. Portanto, tenhamos atenção às necessidades do material.
Remoção de ferrugem de azulejos
Atendamos a todos os pormenores sobre remoção de ferrugem em azulejos:
- as juntas dos azulejos, por exemplo da cozinha e da casa de banho, tendem a ficar enegrecidas devido, em grande parte, à humidade própria destas divisões. Com um pincél embebido em lixívia, limpe as juntas. Verá que desta forma bastante simples, a sujidade desaparece e as juntas recuperam o branco original, sem danificar o material e sem grande esforço.
- quanto à superfície do azulejo propriamente dita, se esta ficar suja com ferrugem, o melhor produto para esta situação será a aguarrás. A aguarrás é um solvente muito poderoso e é uma matéria prima para muitos dos produtos de limpeza dos dias de hoje. É bastante acessível a nível económico e pode ser adqurido em qualquer super ou hiper mercado.
Aguarrás para limpeza de azulejos
Porém, é um produto com o qual tem de ter o máximo cuidado, uma vez que irrita bastante a pele e às vias respiratórias, pois tende a libertar bastantes vapores nocivos. Sugiro que quando manipular a aguarrás calce luvas de borracha e coloque uma máscara ou um lenço a tapar a boca e o nariz, de modo a proteger-se deste produto corrosivo, pior que lixívia.
Com um pano macio, ou um trapo, humedecido em aguarrás, esfregue com movimentos circulares sobre a mancha de ferrugem. Use em poucas quantidades, de forma a não estragar o malte e comprometer o brilho do azulejo. Quando a mancha tiver desaparecido, borrife com ajax limpa vidros imediatamente depois, passando com um pano não abrasivo. Assim evitará que o azulejo ganhe um aspecto opaco.
Remover manchas de ferrugem
As manchas de ferrugem não são fáceis de remover, mas seguindo estas pequenas dicas é prometido que abandonem a superfície dos seus azulejos. Estes são demasiado agradáveis aos olhos para se apresentarem sujos e manchados. A utilização de aguarrás pode parecer um bocado extremo, mas é bastante eficaz. E contra uma mancha difícil, tem de se usar um produto de força igual.
Limpeza e Manutenção de Azulejos
Se quer escolher azulejos para revestir alguma superfície da sua casa, não coloque o obstáculo da limpeza, pois a sua manutenção não é tão complicada como poderá parecer à primeira vista. A questão da limpeza não deve impedir nenhuma escolha, hoje em dia, praticamente tudo é removível. Experimente e comprove. Não há nada como levar todas as sugestões e conselhos em conta.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Muito obrigado dicas como essa ajuda muito as pessoas,gracas a boa vontade sua e de muitas pessoas que disponibilizam um pouco de seu tempo com a finalidade de ajudar o proximo…obrigado e parabens!
Muito obrigado Cléber pelo seu comentário.
muito obrigada!
Pingback: Como Tirar Mancha de Ferrugem do Piso: Guia Completo
Pingback: Acetona Mancha Roupa? Cuidado com a Acetona nos Tecidos!