Todas as banheiras chegam a uma altura em que começam a apresentar manchas de ferrugem junto ao bocal ou ralo. Estas manchas são causadas por torneiras que pingam.
Remover manchas em torneiras
A primeira coisa que tem a fazer é colocar anilhas novas nas torneiras. Em regra, este tipo de manchas pode ser removido esfregando com sumo de limão.
Caso se depare com manchas mais difíceis, deverá usar uma solução de ácido hidroclorídico a 10%, mas lembre-se de usar luvas de borracha antes de fazer essa remoção. Depois de colocadas as luvas, aplique o ácido com um pano macio e depois deverá lavar a banheira com bastante água.
Remover manchas de Verdete da Banheira
Por outro lado, caso se depare com manchas de verdete, pode removê-las com amoníaco. Mas caso se trate de manchas de calcário, deverá mesmo comprar um produto de limpeza próprio e aplicá-lo seguindo em rigor as instruções da embalagem.
Remover manchas da Banheira
Se já tentou muitas formas e mesmo assim ainda não conseguiu remover as teimosas manchas por completo, tem mais uma opção: esfregue bem a superfície da banheira com uma esponja embebida em vinagre quente. Depois de removida a sujidade, enxague com água limpa.
O que deve reter e ter sempre em mente é a proteção das suas mãos com luvas, pois os produtos usados são muito abrasivos, além de ressecarem a pele. Além disto, deverá usar sempre produtos neutros com um pano limpo e macio, ou então esponjas, desde que suaves, tanto para enxaguar como para depois secar. Se necessitar de tirar apenas poeira, utilize também apenas um pano ou toalha de algodão limpo e seco. Lembre-se que nunca deverá usar produtos abrasivos como palhas de aço ou tecidos com resíduos sólidos, pois irão acabar por danificar a própria superfície da banheira.
[hcshort id=”7″]Remover manchas da Banheira de Porcelana
No caso das banheiras de porcelana, tal como outras, estas devem ser limpas com um produto não abrasivo ou com um produto líquido. Deverá despejar o produto numa esponja humedecida e aplicar sobre a superfície da banheira. Pode utilizar uma esponja de fibra sintética nas superfícies mais difíceis e de seguida enxaguar muito bem. Quando fôr limpar a banheira, não se esqueça de remover, também, os fios de cabelo que ficam presos no ralo, de modo a que possa evitar entupimento dos canos.
Por outro lado, caso tenha uma banheira em fibra de vidro ou esteja a ponderar essa opção, saiba que este tipo de banheiras devem ser limpas com um produto específico ou com um produto não abrasivo.
Remover manchas em Banheiras de Fibra de Vidro
Nas banheiras de fibra de vidro o produto deverá, também, ser aplicado com uma esponja húmida e posteriormente enxaguar bem a banheira.
Saiba, desde já, que os removedores de ferrugem são produtos com bastante eficácia. Tendo em conta que também estes produtos contêm ácido, mais uma vez deverá recordar-se de usar luvas de borracha quando os for manusear.
De qualquer forma e em qualquer caso, as manchas escuras de sujidade, de verdete, por exemplo, que marcam a parte interna em redor da banheira, podem ser removidas apenas com o uso de uma esponja. O que tem a fazer é cobrir essa zona com uma pasta de creme de tártaro e peróxido de hidrogénio e, quando a pasta secar, retirar o excesso com a esponja.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
eu realmente não sei como tirar as manchas da minha banheira que com os anos foi perdendo o esmalte
tudo porque uma vez a limpei com um produto que por sinal cáro que desde aí ela começou a ter estas manchas que só a lixivia tem tirado mais ,mas fica sempre alguma coisa
Na minha que ja é muito antiga eu passo candida pura deixo por 5 minutos jogo bastante agua e passo sapolio liquido,fica branquinha.
Pode-me explicar o que é “candida pura” e “sapólio liquido” Gostava de esperimentar a sua receita para pôr a banheira branquinha
obg
Estes produtos são daqui do Brasil, são meramente marcas comerciais…
A Cândida é uma solução de hipoclorito de sódio líquido a 1% e o sapólio é uma barra no formato de sabão com grãos abrasivos de areia finíssima composta com cloro como removedor de sujidades.
não conheço esses produtos e a minha ficou sem esmalte
Muito obrigado pela sua valiosa dica Rosemere vieira. São este tipo de dicas que enriquecem o site http://removermanchas.com levando-o ao objectivo de ser o mais completo site de dicas de limpeza e remover manchas em lingua portuguesa.
Para a falta de esmalte pode aplicar tinta spray que é utilizada para carros e electrodomesticos. A banheira tem que estar completamente limpa e seca e esperar 24 h/48h para poder usar de novo. Aguenta bastante tempo. Pode comprar no Aki ou drogaria ou numa loja do chines. boa sorte
Muito obrigado Ana Paula por ter explicado aos leitores de Portugal do http://removermanchas.com o que é Candida e Sapolio: "A Cândida é uma solução de hipoclorito de sódio líquido a 1% e o sapólio é uma barra no formato de sabão com grãos abrasivos de areia finíssima composta com cloro como removedor de sujidades."
Muito obrigado Ana Paula por ter explicado aos leitores de Portugal do http://removermanchas.com o que é Candida e Sapolio: "A Cândida é uma solução de hipoclorito de sódio líquido a 1% e o sapólio é uma barra no formato de sabão com grãos abrasivos de areia finíssima composta com cloro como removedor de sujidades."
Dica para limpar um pouco de ferrugem na baheira
bons comentarios sempre ajuda
como tirar manjas amarelas da banheira?