A limpeza de objetos em pele ou couro pode ser muito complicada. Quem já não se deparou com manchas de vários tipos e levou as mãos à cabeça para saber qual o melhor procedimento a ter?
Qualquer peça em couro necessita de cuidados extra, por exemplo, colocar um par de botas ao sol a secar, poderá provocar o aparecimento de rachas na própria pele pois ficarão partes húmidas, pelo que para secarem de forma homogénea, deverão ser colocados a secar à sombra.
Tirar Manchas de Botas de Pele Escura
Uma primeira opção à escolha de um dono ou dona de botas em pele escura, é uma opção bastante caseira, barata e que talvez nunca se tenha lembrado: esfregar a zona manchada com o interior de uma casca de banana.
Se achar esta opção um pouco excêntrica, opte, então, por humedecer um pano de flanela (ou um outro pano qualquer, desde que seja em tecido de fácil absorção) com detergente neutro e esfregue bem as botas. Depois, enxague o pano e passe de novo nas botas até remover por completo o detergente, de modo a evitar outras manchas. Basta ter uma atuação rápida e terá o resultado que pretende.
Tirar mancha de tinta em botas de pele
Se se deparar com uma mancha de tinta na pele das suas botas, pode mesmo assutar-se, pois é das manchas ou nódoas mais difíceis de remover. Terá de agir tão de imediato quanto possível, caso contrário, pode mesmo esquecer esse par de botas. Vai necessitar, com a máxima urgência de laca (em spray), vaselina e de uma toalha de algodão.
Em primeiro lugar, aplique a vaselina na mancha e deixe repousar durante dez minutos. Com a toalha, passe suavemente nessa área, mas sem esfregar. Não se trata de limpar, ainda. Se vir que ainda sobra algum resto de mancha, aplique a laca sobre a área ainda manchada. Use uma toalha limpa para remover o excesso. Mas lembre-se que nunca deverá esfregar.
Deixa-se a sugestão de mais uma opção, em que o interior das botas deverá, como sempre, ficar incólume de qualquer humidade e água. Utilize uma espuma de limpeza a seco. É que no caso da pele, também o interior das peças devem ser cuidados.
Remover Manchas em botas Pele de crocodilo
No caso das suas botas serem em pele de crocodilo, deverá utilizar um pano suave e húmido ou um algodão. Humedeça o que escolheu com água oxigenada e depois passe com um óleo, tipo o óleo de abacate, para que fique com as suas botas protegidas. Este tipo de pele nega qualquer tipo de limpeza com graxa.
Caso as suas botas sejam de pele sintética, bastará remover as inestéticas manchas com água e sabão. Verá que nada mais fácil está ao seu alcance.
Como sabemos, existem hoje muitos tipos de pele e de botas coloridas. Caso tenha por alvo de remoção de manchas um par de botas brancas, e antes de passar com um branqueador, limpe-as com um algodão embebido em acetona. Verá que ficarão mais brilhantes.
Em qualquer tipo de botas em pele, poderá torná-las mais brilhantes se as limpar com um algodão e manteiga.
Depois de já ter ultrapassado a remoção de manchas nas suas botas de pele, deixe-as protegidas com uma graxa ou um spray impermeabilizante.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Olá tenho uma bota em couro de crocodilo e nela tem manchas de estribo,aqui vc diz para usar água oxigenada mas vc não disse qual volume da água oxigenada que temos que usar…aguardo retorno