Qualquer tipo de tecido que fica muito tempo guardado em armários ou guarda-roupas tendem a ficar com manchas amareladas principalmente as roupas brancas. Muitas vezes as roupas são especiais e servem apenas para comparecer em festas ou pode ser aquele agasalho que só é usado no inverno e acabam ficando guardados por muito tempo, quando é retirado para do armário as manchas são evidentes e deixa as peças inapropriadas visualmente para serem usadas.
Para cada tipo de tecido existe uma forma de retirar as manchas sem danificá-lo, são procedimentos simples que podem ser feitos com tranquilidade em casa e são bem eficazes removendo com maior facilidade. Os materiais são baratos e simples, em muitos casos podem ser achados facilmente em alguma parte da casa e pode até dispensar o uso de alvejantes com cloro.
A forma mais prática de limpar é ferver a roupa com água, sal e também bicarbonato de sódio. Deixe em fogo baixo para que não danifique o tecido e ferva por no máximo quinze minutos e deixe as roupas de molho até esfriar por completo, depois é só lavar normalmente com sabão e esfregar as manchas para que saia. No caso das meias de cor branca o recomendado é que ferva por no máximo dois minutos com o acréscimo de fatias de limão junto a mistura na água.
Algumas pessoas costumam ferver roupas brancas manchadas com água e fatias de limão onde cada litro de água requer meio limão para que limpe muito bem toda a peça, depois é só enxaguar por várias vezes para que retire o limão totalmente do tecido.
Esse tipo de tecido é muito delicado e requer toda a delicadeza possível para retirar as manchas. Para que essas manchas saiam sem danificar a seda branca poderá ser lavada e logo em seguida poderá ser deixada de molho por 24 horas em uma solução com quantidades iguais de água e leite ou apenas no leite, enxágüe várias vezes para que retire o cheiro do leite. Já para a seda colorida de colorações firmes não precisa usar o leite mas lave tranquilamente e acrescente duas colheres de açúcar na ultima enxaguada que der no tecido.
Para as roupas de nylon branco poderá misturar duas colheres de fermento químico em pó com pelo menos um litro de água e deixe de molho por apenas dois minutos para que não danifique o tecido. Isso pode ser feito toda vez que for lavar roupas de nylon, assim terá uma protecção contra as manchas amarelas causadas pelo tempo.
Se a cor da lycra for branca poderá deixar de molho na água misturada com pelo menos uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por no máximo uma hora. Caso a roupa for colorida poderá esfregar a parte manchada com a ajuda do bicarbonato e da água, mas de maneira nenhuma deixe essa roupa de molho afinal roupas coloridas não podem estar em contato com soluções de bicarbonato de sódio por muito tempo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!