Em muitos casos, remover uma mancha já se pode tornar num processo algo complicado, dificuldade acrescida conforme o material ou o próprio tipo de mancha.
A acetona é um líquido incolor, de odor suave e penetrante, mas muito volátil e inflamável. O probelma deste produto é que remove cores, seja onde for, em tecidos de cor, especialmente se se tratar de um tecido sintético, fique desde já ciente que não há mesmo solução.
A acetona é realmente um produto que remove variados tipos de resíduos, especialmente em plásticos ou madeiras, mas o problema é que remove a própria tinta ou verniz do objeto. Poderá tentar tirar a acetona com vaselina líquida ou com silicone. O truque é mesmo passar um destes produtos com um pano seco no local manchado, mas avança-se desde já que não irá remover por completo. Terá sempre que ter muito cuidado, qualquer que seja a sua opção.
Para tirar manchas de acetona do vidro, pode estar à beira de um processo muito delicado. Vai necessitar de limpa-vidros. Passe com um pano humedecido e tirar rapidamente com outro pano seco. Deverá repetir esta operação várias vezes. Se a nódoa se mantiver mesmo muito seca e esta operação não lhe trouxer quaisquer progressos, vai ter mesmo de arriscar com produtos mais químicos, mas em quantidade muito reduzida e secar muito rapidamente. O melhor produto a usar será mesmo gasolina. Vai ver que com paciência a nódoa não será a parte mais teimosa.
Mas nem é apenas no vidro que, infelizmente, a acetona deixa graves e complicadas manchas. Também na madeira, sendo este um material ainda mais complicado devido ao facto de que objetos de madeira são, geralmente, envernizados, e com certeza que qualquer tipo de nódoa de acetona vai retirar esse envernizado.
Deverá passar a zona afetada com um pano limpo e macio com uma camada de produtos de óleo para madeira, desde que sejam feitos à base de óleos solventes vegetais e minerais (pois irá ter um efeito hidratante sobre a superfície onde é aplicado). O uso deste tipo de produtos importa pois entra nos veios da madeira, restaurando a sua cor original. Depois de seco, bastará passar a cera que costuma utilizar e deverá verificar que a nódoa desapreceu de vez.
Uma outra medida a tomar, mas mais abrasiva para a madeira, é passar uma palha de aço ao de leve sobre a nódoa e retirar o pó. Depois deverá aplicar a cera acrílica com algodão.
Se a primeira vez que usar aquela peça de roupa por algum motivo deixar cair acetona, deverá lavar com água corrente de imediato. Poderá ser a única salvação da peça.
Se a acetona cair num estofado talvez a única hipótese que tem é mesmo usar uma graxa ou tinta especial para couro.
Regressando às nódoas de acetona em vidro poderá, com cuidado extremo, passar palha de aço seguido de creme corporal e irá verificar que a nódoa sairá aos poucos e, com sorte, na totalidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!