Um dos elementos decorativos das nossas casas é um sacrificado no que respeita a limpeza, pois é pisado constantemente pelos nossos sapatos, sujeitam-se a derrames de líquidos comida, vestígios dos animais, entre outros transtornos que os tapetes enfrentam no dia-a-dia.
Há o clássico problema das festas dadas em casa: um tapete acaba sempre por sair estragado da brincadeira, pois não é tratado logo na hora em que a mancha foi criada. Se a macha for líquida, convém usar de imediato um papel absorvente e limpar com água e sabão. Pode não limpar totalmente mas não deixe que o produto derramado seque, pois no momento da lavagem pode já ser impossível retirar a mancha.
Se for o caso de derrame de um produto sólido, a ideia é raspar cuidadosamente esse produto, evitando esfregar, pois isso iria espalhar ainda mais o produto pelo tapete. Para estas manchas sólidas há um produto muito eficaz na sua remoção: o creme de barbear. Portanto, se passar um pouco do creme e lavar de seguida com água quente, muito provavelmente vai eliminar a sujidade por completo. Mas tudo depende daquilo que foi derramado sobre o tapete. Em seguida, vamos apresentar várias formas de remoção de manchas mais habituais.
Se a sua macha foi causada por algum doce ou açúcar, o truque é esfregar com um pano molhado envolvido em álcool. Uma fez inflamável, o álcool vai actuar com a sacarose, removendo-a de imediato.
No caso de manchas causadas por líquidos como o vinho ou cerveja, deve ser limpo de imediato o local da mancha com água quente e sabão e de seguida lavado e escovado. Esta é uma das manchas mais típicas nos tapetes, principalmente em ocasiões de festas, em que nem sempre se controlam todos os estragos provocados pelos convidados.
E quantas vezes não teve uma criança em casa que lhe manchou o tapete com chocolate? E o vizinho que deixou cair o café? Nestes casos, para ambos, deve passar um pano molhado em água quente e esfregar até sair. A macha não é das mais complicadas, daí só necessitar de água para a sua remoção, mas se não for tratada a tempo, pode ser uma complicação após ter seco.
Por último, temos um exemplo de mancha que habitualmente são as donas do tapete a provocar: as manchas de verniz. O verniz é dos compostos mais difíceis de remover, seja num tapete ou noutro sítio qualquer. O recomendado é usar um pano molhado em acetona, pois não adianta usar água. Após remover o verniz com acetona, coloque um pouco de póe de talco, que só deve ser removido depois de algumas horas.
Há manchas e manchas. Há manchas que foram esquecidas e essas são as mais difíceis de serem removidas. Por vezes, nem com uma lavagem na lavandaria resulta e o melhor é tentar recorrer a receitas caseiras, como a receita de duas colheres de sopa de detergente, três de vinagre e um litro de água quente. Deve ser esfregada e limpa até estar totalmente removida.
Seja persistente com as nódoas, não as deixe vencer.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!