Se você é aquela pessoa da casa que tem como obrigação fazer toda a limpeza, normalmente poderá sentir alguma dificuldade ao aspirar os tapetes e carpetes com um aspirador comum, que pode ser carregado por todos os ambientes da residência.
No entanto, você precisa saber que actualmente já existe uma tecnologia presente no mercado que é capaz de tornar esta tarefa muito mais simples, este é o sistema de limpeza aspiração central, que é um dos produtos de automação residencial que está a chegar ás casas de todos.
Este sistema já é muito comum e conhecido fora do nosso país, principalmente nos EUA e no Canadá, a aspiração central é um sistema que instala tubulações de PVC nos forros e paredes das habitações que, ligadas a um aspirador centrar colocado numa área de serviço, que poderá ser a garagem ou a lavandaria, carregam todo o ar aspirado dentro da casa, a centrar filtra e expele e garante que ele não volta ao local já limpo.
Este método conta com tomadas espalhadas pelos ambientes, ás quais as mangueiras de aspiração são conectadas para que a limpeza seja realizada. Estas tomadas, normalmente têm tampas que molas que garantem que elas ficam fechadas e evitam a entrada de alguns objetos. Para além disso, o motor só começa a funcionar quando a mangueira é encaixada na tomada. Os tubos utilizados, são como os de encanamento de esgoto, de duas polegadas.
Este sistema, pode ser instalado na sua casa de 200 m² pelo custo de 1500 euros, em média. O momento ideal para fazer a instalação deste sistema é sem dúvida, durante a construção ou remodelação da sua casa, já que a colocação dos tubos exige que as paredes sejam destruídas.
No entanto, antes da instalação é sempre necessário um projeto com base na planta da case ou apartamento para calcular a quantidade de tomadas necessárias para atender toda a área que precisa ser aspirada. Para além de verificar as tomadas, também é preciso ver as interferências da tubulação e aspiração central nos demais sistemas, como a instalação de ar condicionado.
As centrais de aspiração, normalmente têm entre 28 cm de diâmetro e 112 cm de altura e de capacidade têm entre 10 e 27 litros. Estas possuem motores especialmente fabricados para não fazer qualquer ruído. Existem alguns modelos, que normalmente são os menores, que podem ter filtros descartáveis, estes precisam de ser trocados em média a cada dois meses. As centrais que são maiores, usam filtros laváveis e autolimpantes, que podem ser limpos com água e sabão e usados por dois anos.
As empresas que fornecem os sistemas de aspiração central, indicam uma melhor qualidade do ar das residências onde o mecanismo está presente, pois o equipamento tem capacidade para retirar baterias e fungos dos ambientes aspirados, tendo uma eficiência muito maior do que as vassouras, que deixam o pó e a sujeira toda suspensa no ar, e os aspiradores de pó portáteis, que devolvem o ar ao ambiente que está a ser limpo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!