Sempre preocupados com a limpeza da casa, muitas vezes esquecemo-nos de limpar os próprios eletrodomésticos por dentro, como é o caso da máquina de lavar roupa.
A zona da borracha (na porta da máquina) acumula muita sujidade e mesmo restos de água, pelo que é uma área propensa a se encontrar mais suja que outras. Há quem se lembre logo de limpar a borracha da máquina com água e vinagre com alguma regularidade. Assim, poedrão mesmo estar a evitar mesmo o aparecimento do incómodo mofo ou bolor, as terríveis manchas pretas.
As máquinas de lavar roupa poderão parecer permanentemente limpas pois depois das lavagens ficam sempre a brilhar, mas o facto é que elas ficam sempre húmidas e com restos de sabão. Assim, periodicamente deverá ser feita uma limpeza interna, nunca esquecendo da borracha, pois poderão existir restos de amaciador e detergente.
A melhor maneira que tem de proceder com uma limpeza interna da sua máquina de lavar roupa é colocar meio litro de lixívia no tambor e deixá-la trabalhar como normalmente, mas com alto nível de água. Este processo deverá ser realizado em cada dois meses.
Por estarem expostas a grandes quantidades de água com bastante regularidade, as máquinas de lavar roupa podem mesmo provocar o aparecimento das manchas de bolor ou mofo na borracha da porta, como já foi referido. Um modo imediato de prevenção é deixar a porta da máuinda de lavar roupa após as lavagens, pois assim os restos de água irão evaporar em vez de ficarem junto à borracha.
Mas caso já não vá a tempo de fazer isto e já tenha realmente manchas de mofo na borracha da sua máquina, proceda como de seguida e depois é só fazer como referido, fazendo os possíveis para, pelo menos, protelar o aparecimento e criação de mofo.
Vai precisar de uma toalha velha, luvas de borracha, óculos de proteção, de um copo descartável, de lixívia, de uma escova de dentes e de toalhas de papel. Depois de colocar os acessórios de proteção, coloque uma toalha velha ou pao no chão sob a parte dianteira da máquina para que não provoque mais sujidade no chão. Encha o copo de plástico com lixívia e mergulhe a escova de dentes para ir esfregar a área da borracha que tem as manchas pretas de mofo. Segure com uma mão e limpe com a outra, pois assim poderá chegar mesmo ao fundo das dobras ou ranhuras da borracha, zonas mais “fechadas” e, por isso, mais passíveis de surgir mofo e bolor. Vá molhando a escova de dentes e esfregando na borracha até que as manchas desapareçam. Deixe repousar entre 15 a 30mminutos. Depois, limpe a borracha com uma toalha de papel para remover excessos de resíduos.
Também há quem prefira utilizar, neste processo, bicarbonato de sódio em vez de usar a lixívia. Nestes casos bastará aplicar o bicarbonato na escova e esfregar na borracha.
Seja qual fôr o método da sua preferência, deverá aplicá-lo na sua máquina de lavar roupa, no máximo, de seis em seis semanas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!