Quando se executa uma limpeza externa nas aeronaves deve-se sempre seguir os procedimentos que estão descritos nos manuais de manutenção de cada aeronave que está em questão.
Limpeza a uma aeronave não é uma limpeza normal, existem vários problemas associados com lavagens se cometermos procedimentos impróprios, especialmente quando são efetuadas lavagens sobre alta pressão de água e agentes de limpeza, as lavagens nas quais se utilizada alta pressão não são recomendadas para a limpeza das partes externas das aeronaves.
Este tipo de limpeza remove a graxa dos rolamentos de rodas, pode danificar a pintura das áreas expostas ao jato de água, remove os agentes lubrificantes dos pinos e das buchas das articulações das tesouras dos trens de pouso, provocam infiltração de água pelos furos de drenagem da fuselagem, para além de prejudicarem as articulações dos pinos das dobradiças das comportas dos trens de pouso.
Um spray acentuado, pode facilitar a penetração de humidade criando condições para a formação de corrosão nos componentes eletrónicos e danos aos componentes elétricos que estiverem instalados naquela seção da aeronave. Antes de dar início à execução da limpeza numa aeronave devemos sempre tomar os seguintes cuidados:
É extremamente importante conhecer os cuidados que devem ser tomados durante a limpeza dos para-brisas e das janelas, estas partes estão ‘’abertas’’ a riscos e danos provocados por ataques químicos que são causados por limpezas inadequadas. Nunca utilize vassouras e panos que tenham sido usados na limpeza de outras áreas da aeronave para limpar os para-brisas e janelas, pois estes provavelmente contêm impurezas como as poeiras e outras partículas que podem arranhar estes componentes. O ideal para a limpeza dos para-brisas e janelas é uso de água corrente, remova sempre anéis e alianças antes de começar o trabalho.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!