Um algeroz serve para recolher a água da chuva que cai nos telhados, transferindo-a para canalizações subterrâneas, pelo que se encontram no exterior das habitações.
Antigamente eram feitos de ferro fundido, mas hoje em dia são muitos mais os feitos em plástico, pois é um material menos rígido, logo mais leve e fácil de manusear. Também o alumínio é agora muito utilizado por ser à prova de ferrugem, assim como o aço galvanizado. Possivelmente feito em vários moldes, o mais usado para um algeroz é o molde ogival. Além disto, um algeroz deve ser colocado com alguma inclinação, a partir do ponto mais alto, para que as águas escorram mais facilmente.
A exposição dos algerozes a chuvas, folhas e outros elementos, torna-os vulneráveis a entupimentos, o que pode trazer danos avultados, pelo que para evitar esta situação, é aconselhada a sua limpeza com alguma regularidade. Os algerozes são mesmo utensílios de escoamento essenciais para o escoamento de águas nas habitações. No caso de pretender substituir o que tem, recorde-se de recorrer sempre à marca que comprou inicialmente.
Existe um método inovador, sem aceder ao telhado, à semelhança do sistema de limpeza de chaminés, sem ser necessário aceder ao telhado. É uma limpeza efectuada por baixo, em casas até dois pisos de altura, sendo que o algeroz é limpo por cima e “despoeirado” por baixo.
No caso de se ver a par com grandes fendas, estas devem ser tratadas com um produto de borracha líquida que deverá ser espalhada em duas camadas de espessura diferente: a primeira camada deve ser diluída e a segunda camada um pouco mais grossa e aplicada apenas depois da primeira estar completamente seca. As junções deverão ser reforçadas com tela de fibra de vidro.
Esteja atento/a se verificar uma fenda no escoamento pois poderá danificar as paredes. Para reparar este tipo de fendas, siga os seguintes passos:
O Outono é a época ideal para limpar os algerozes. É nesta altura que as folhas, ninhos de aves, lixo e detritos acumulados devem ser removidos, para que as mais intensas chuvas de inverno possam correr livremente. O lixo acumulado das goteiras também deve ser retirado. No caso de se deparar com um entupimento, o melhor e primeiro passo a dar é mesmo usar um gancho de metal dobrado.
De facto, o mais aconselhado para que as águas da chuva não danifiquem as paredes, provocando infiltrações, é colocar no fundo do algeroz uma curva para desviar o curso da água. No entanto, poderá, também, colocar um ralo para bloquear os resíduos maiores, que deverá ser limpo regularmente.
Caso pretenda reparar os suportes dos algerozes, também o poderá fazer. Idealmente, deverá retirar a parte onde o suporte danificado do algeroz se encontra e aparafusar os parafusos que estejam eventualmente soltos ou mesmo substituí-los, caso seja necessário.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!