Muitas pessoas acham que não existe grande ciência nem especiais cuidados quando se trata de ter peixes em casa.
Ao decidir enveredar pela androfilia deverá, de facto, ter em conta e como primeira preocupação o local onde irá colocar os peixes, ou seja, o aquário.
Como se sabe, existem variados tipos, formas e tamanhos. Mas a principal diferença na escolha de um aquário é ser de água fria ou água quente, sempre de acordo com as necessidades e tipos de peixes que pretende adquirir.
A melhor e mais comprada forma de aquários de água quente é em forma de paralelepípedo pois permite melhores condições de limpeza, manutenção da qualidade da água e fornecem uma maior base de apoio com o meio exterior.
De qualquer forma, antes de começar a montagem do futuro habitat dos seus peixes, deverá lavar o aquário muito bem lavado com água quente, sem usar qualquer tipo de detergente ou um produto tóxico.
Em primeiro lugar, deverá ser colocado o areal do fundo do aquário, sendo que será o fator de sucesso na boa manutenção dos peixes e plantas. Poderá, então colocar os elementos decorativos, também estes bem lavados apenas com água quente. Só por esta altura é que deverá colocar o filtro da água e o aquecedor. A água, que por ser um elemento vital para os peixes, deverá estar bem preparada antes de ser introduzida no aquário. A típica água da torneira contém vários elementos como o cloro que são altamente prejudiciais para os peixes, pelo que o melhor será optar por produtos à venda em locais da especialidade, de modo a que possa neutralizar os elementos nocivos aos peixes.
Lembre-se que nunca deverá limpar o aquário sem primeiro desligar o aquecedor, pois quando fosse altura de colocar a água de novo, poderá correr o risco deste aquecer e rebentar por estar ligado e não estar coberto de água.
Relativamente ao filtro, este encarrega-se da desintegração das substâncias nocivas resultantes de restos de comida, folhas mortas e excrementos de peixe. Para o limpar, será necessário lavá-lo com água quente e passar com uma esponja cuja utilização seja apenas esta e nunca uma utilizada para loiças.
Um aquário devidamente tratado nunca deverá ser totalmente lavado, sendo que o mais que se deve fazer é, semanalmente, trocar um quarto da água do aquário, colocando água nova, à mesma temperatura e com os parâmetros iguais à água do aquário.
Na limpeza do areal (fundo), deverá ser utilizado um aspirador próprio. Os vidros do aquário, no entanto, poderão ser limpos por um raspador magnético ou mesmo com a mão.
Os vidros, por seu lado, deverão ser limpos quinzenalmente e usando a água do aquário.
Antes de re-introduzir os peixes no aquário, deixe passar cerca de 20 a 30 minutos para que haja lugar a um climatização mais rápida. De qualquer forma, não pretendemos generalizar o tipo de limpeza de um aquário, pois as opções indicadas para alguns tipos de peixe, poderá não ser a melhor para outros.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!