Como é do conhecimento geral, o couro é um tipo de material que exige alguns tipos de cuidado no que toca à sua limpeza. Por outro lado, os cuidados a ter permitem o aumento da durabilidade do objeto, o brilho e mesmo o próprio conforto de um banco de couro.
Por outro lado, apesar de fácil manutenção, existem cuidados como o não deixar um banco de couro ao sol, pois irá queimar o material, promovendo a perca de brilho e criando rachas. Deverá bastar usar um pano seco e macio, pelo menos uma vez por semana, para tirar a poeira acumulada. Se se tratar de um banco de cor clara, será necessária uma limpeza maior: um pano humedecido com água e sabão neutro e depois retirar o excesso com um pano seco.
Também se recomenda, depois da limpeza, passar um pano humedecido apenas em água quente para abrir os poros do couro e então passar novamente com um pano seco.
Caso se trate de bancos de couro de um automóvel, uma limpeza com sabão neutro e hidratá-los a cada seis meses irá permitir uma melhor manutenção e durabilidade do próprio banco. É, de facto, uma superfície mais fácil de manter e limpar que os normais bancos de tecido.
Para os bancos de couro do seu carro, vai precisar de um pano macio que não solte fios, água, sabão neutro e creme hidratante. Humedeça o pano em água misturada com sabão neutro, mas tenha o cuidado de não molhar o banco em excesso. De seguida, humedeça outro pano apenas com água e passe com suavidade para remover os resíduos de sabão.
Evite produtos de limpeza, mas caso tenha necessidade de os usar, procure produtos da melhor qualidade e específicos para o couro, uma vez que os típicos produtos utilizados nas limpezas domésticas poderão estragar o próprio couro, com o tempo.
A hidratação do couro é de extrema importância devido às características deste material, pois permite evitar a aparência ressequida e quebradiça do assento por muito mais tempo. Utilize um hidratante que seja específico para o couro.
O ideal poderá ser deixar o seu carro na assistência técnica para uma hidratação melhorada, mas também o pode perfeitamente fazer em casa e com as suas próprias mãos.
Um hidratante a utilizar e que se revelará uma ótima opção é usar o óleo Johnson’s para bébé, pois não agride o material – couro – mas deverá ser o óleo puro, sem aromas nem calmantes.
Porém, é de frisar a importância do uso do mesmo produto em cada hidratação, seja ele um produto caseiro ou específico, caso contrário, a alteração do produto utilizado pode causar danos no couro.
Assim, após limpar o banco e secá-lo, passe o óleo ou creme hidratante por toda a superfície e deixe agir cerca de 20 minutos e só depois deverá retirar o excesso com um pano limpo e seco. O ideal será que este tratamento seja feito numa altura em que o automóvel não seja utilizado, em princípio, nas 12 horas seguintes à hidratação, pelo que a melhor altura para este tratamento será de noite.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!