Seja de que tipo de material que seja feita, toda e qualquer peça de bijutaria necessita de cuidados e atenção na sua limpeza e manutenção. Neste tutorial vamos aprender a fazer a limpeza de bijutaria dourada, bijutaria de prata e de bijutaria em geral.
Em regra, a bijutaria pode ser limpa deixando a ou as peças em molho, durante cerca de quinze minutos, numa mistura de dois copos de água morna e umas quantas gotas de detergente líquido de loiça.Depois, bastará esfregar a peça, sempre com cuidado, com uma escova de dentes.Deverá, sim, utilizar uma escova que seja macia para não riscar a peça e danificá-la irremediavelmente.Depois, enxagúe a peça com água morna e seque-a mesmo bem com um pano macio.
Lembre-se, apenas, que peças com pedras preciosas não deverão ser limpas utilizando lixívia ou bicarbonato de sódio.De facto, existem pelo menos dez produtos que com certeza deverá ter em casa, e que poderão ser os mais indicados para limpar toda a sua bijutaria. Com qualquer um deles, deverá apenas limpar bem e secar ainda melhor a peça depois de tratada:
Com tantas possibilidades à disposição para devolver à sua peça de bijutaria o brilho e o esplendor inicial, com certeza que não terá desculpas para devolver essa beleza àquela pulseira, anel, colar ou par de brincos que tanto gosta.
Os acessórios de bijutaria dourados estão de volta.Cada vez mais em utilização e na moda, as peças de bijutaria douradas também se tornam alvo de manchas escuras e de escurecimento geral.Mas também com as peças de bijutaria dourada há remédios simples e mais ou menos caseiros para lhes devolver a beleza inicial.
Por acaso, se tiver um batom que já não utiliza muito, não o deite fora. Use-o para limpar as suas bijutarias douradas. Coloque batom num pano macio e esfregue a peça. Ficará como nova.
Outros métodos, como o uso de Coca-Cola ou de qualquer outro refrigerante com gás para remover o escuro também são muito úteis. Num copo, coloque o refrigerante e sal. Deixe a peça dentro do copo e deixe por cinco ou dez minutos e depois passe a peça por água e seque bem.
Também com uma peça dourada pode usar o truque da já conhecida pasta de dentes e escova. Terá é de ter alguma paciência.
Use, se preferir, o “Método do Sabonete”, em que deverá colocar um pouco de detergente líquido da loiça num recipiente com água morna e misture com delicadeza. Coloque a peça e deixe durante alguns minutos. Se entende que esperava por melhores resultados, coloque então a peça em água gaseificada, sem sódio, e deixe por cerca de quinze minutos. Esfregue, depois, a peça com uma escova de dentes ou uma macia. Passe a peça por água quente corrente e seque com um pano macio.
Por outro lado, tem o “Método da Lixívia”, que deverá utilizar com muito cuidado para que não danifique o próprio dourado da peça (a lixívia pode escurecer a platina). Assim, misture uma quantidade de lixívia para seis de água. Mergulhe a jóia apenas por um minuto e passe logo a peça por água corrente e seque.
Caso a sua jóia dourada tenha pedras preciosas, esta não poderá ser imersa em água, pelo que deverá lipá-la com um pano embebido numa solução de detergente para a loiça e proceda como no método anteriormente descrito. Aqui trata-se, antes, de proceder à limpeza da peça com pedra com um pano humedecido.
Depois da limpeza, coloque a cabeça da peça virada para baixo para que qualquer eventual humidade não fique depositada na peça.
Por fim, e no caso da peça não ter pedras, tem o “Método Fervedura”. Este método é o mais indicado na remoção de manchas de óleo, graxa ou cera nas bijutarias douradas. Coloque água numa panela e leve ao lume para ferver. Coloque a peça na água e verá que, após alguns minutos, os resíduos de óleo e / ou gordura, graxa ou de cera ficarão a flutuar.
Lembre-se, sempre, de esperar alguns minutos antes de colocar a sua peça quando puser perfume, creme ou quaquer cosmético na sua pele.Seja qual fôr o tipo de peça que tem e pretende usar, deverá sempre evitar o contacto direto da ou das peças com produtos de limpeza e com produtos químicos. Mesmo o contacto com a água poderá prejudicar a sua peça, pelo que também deverá evitar usar qualquer acessório que seja quando vai tomar banho, quando vai para o mar ou para a piscina. O contacto com areia é mesmo de evitar.
As jóias feitas de metais preciosos têm mais durabilidade que as peças e acessórios feitos de outro tipo de material. Mesmo assim, para que possam ter maior durabilidade e devida aparência, deverão ser objeto de cuidados de manutenção e limpeza indicados para o tipo de material de que são feitos.
Assim, relativamente à bijutaria de prata, trata-se de peças com maior durabilidade. No entanto, se demasiado expostas à humidade, as bijutarias de prata vão manchar mais rapidamente, o que irá provocar o aspeto escurecido dos seus acessórios.
Felizmente para todos, existem variados métodos e procedimentos que permitem devolver a beleza original da prata.
Em primeiro lugar, tem o método “Sal e alumínio”, onde irá precisar de uma folha de papel de alumínio, água e uma ou duas colheres de sopa de sal, de um pano macio e de um recipiente (para a peça de bijutaria).
Depois, seque a peça com o pano macio.
O método dos “Limpa-pratas, deve ser usado apenas como último recurso, pois incluem, em regra, produtos químicos. Isto será especialmente importante no caso de peças com pedras preciosas incrustadas. De qualquer forma, vai precisar de um pano macio, de uma tigela, do produto de limpar prata, água, escova de dentes e de luvas de borracha. Comece por limpar a peça tanto quanto possível com o pano. Coloque uma pequena porção do produto de prata na tigela e rapidamente coloque as luvas e mergulhe a peça no produto. Caso tenha optado pelo produto de prata em forma de pasta, aplique-a com um pano macio ou com a escova, mas com cuidado para não riscar a peça. Depois, deverá passar a peça por água corrente fria, certificando-se que remove todo o resto de pasta. Seque e lustre com um pano macio para restaurar o brilho da peça.
Existe mais um método, o método “Química de cozinha. Pegue num recipiente de alumínio ou coloque uma folha de papel de alumínio em tiras numa tigela. Deite bastante água mesmo muito quente o suficiente para vir a cobrir a bijutaria. Adicione, em iguais quantidades, sal e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa de cada será suficiente). Não se aflija se a solução começar a borbulhar, pois é a reação química que está a ocorrer. Coloque a peça, certificando-se que toca no alumínio e deixe ficar por cinco minutos. Vire a peça e deixe por outros tantos minutos. Passe a peça por água e seque-a bem, sem deixar qualquer resto da solução nem de água para evitar pontos de humidade e reaparecimento de manchas. Repita o processo se achar que há necessidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!