Qualquer construção exige manutenção regular, e os poços de água não são excepção. Deve ser realizada uma desinfecção após a sua conclusão e sempre que seja preciso devido às contaminações da água. Por vezes vemos que a água do posso que construímos fica alaranjada e surge uma espécie de polpa no topo do poço. Ora, isto acontece muitas vezes por falta de limpeza do poço. Pode também estar perante uma situação bem mais complicada, devido ao solo e às rochas, mas isso, é um problema que vamos deixar fora deste artigo.
Há vários tipos de poços: poços vulgares escavados manualmente, poços escavados mecanicamente, com escavadora ou por injecção de água e poços perfurados (tubulares e furos).
Portanto, posta uma situação de limpeza de poço, vamos proceder à sua manutenção.
Deve sempre cobrir o seu poço com uma plataforma de betão e que tenha pelo menos um metro de largura.
Para o caso de ser necessário à manutenção do seu poço, fica a fórmula:
V = p x R2 x h
Há ainda outra fórmula para a desinfecção de poços. Trata-se da dosadora de poços e consiste numa garrafa plástica comum, duas pastilhas de cloro, 850gr de areia grossa lavada. Com estes componentes, faz-se uma mistura de cloro com areia e despeje um pouco abaixo do gargalo. Mais um centímetro abaixo, faça dois furos, um de cada lado. De seguida, prenda-a com um fio forte e coloque-a no poço.
As doenças por transmissão de água são frequentes e muito fáceis de se espalharem. Por vezes, elas surgem pois a água não está tratada de maneira a ser própria para consumo. Sempre que quiser construir um poço, certifique-se que a sua localização não é próxima de outros depósitos, como por exemplo, do lixo. Faça a limpeza do poço regularmente para não ter problemas com águas contaminadas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!