Há tanques para variadas funções: reservatórios de água, tanques para colocar peixes, tanques de água potável, tanque da roupa, tanque do automóvel, entre outros.
Mas vamos debruçar-nos sobre os tanques de água potável, que funcionam também como reservatórios de água. Nestes tanques, a manutenção e limpeza deve ser uma preocupação constante, uma vez que se trata da prevenção de doenças por via da água. A água potável deve ser limpa, sem rasto de poluição.
Os reservatórios de água devem ser cobertos com uma tampa para que não deixe entrar o que quer que seja. Use um tanque de água que seja recomendado por especialistas para o consumo de água, se é este o fim que lhe quer dar.
No momento da limpeza, convém que o tanque esteja vazio. Assim que tiver esvaziado o tanque, comece por limpar as pequenas peças como mangueiras e torneiras. Todas elas acumulam sujidade e por vezes são originárias e alguns problemas com a água.
Depois de limpas as peças, esfregue o tanque de água com água limpa e detergente doméstico. Use uma escova para esfregar. Certifique-se que as paredes do tanque ficam bem limpas, pois há determinado tipo de lodo que é invisível e apenas se sente a sua textura escorregadia.
Assim que tiver terminado esta última parte, lave bem as paredes do tanque para tirar o detergente todo. Agora, use cerca de dois litros de cloro para desinfectar o tanque.
Assim que tiver todo desinfectado, elimine a água com cloro que contém dentro do tanque. Tenha atenção para onde despeja a água.
Deixe a tampa do tanque de baixo para cima para que possa secar durante 24 horas. O cloro vai precisar deste tempo para actuar e matar organismos prejudiciais.
Durante este período, mantenha as peças do tanque armazenadas, para que não ganhem mais sujidade. Manter estas peças limpas é meio caminho andado para a segurança e limpeza da água. Faça-o regularmente e terá a sua água limpa por mais tempo. Assim que puder, volte a encher o tanque de água e tape.
Os tanques de água são ideiais para casas localizadas em terras geralmente secas ou que habitualmente costumem sofrer cortes de água. Estes tanques, alguns deles, têm ligações directas com a casa, e a água lá depositada por correr pelos canos de sua casa.
Os tanques de aço inoxidável são os mais indicados para consumo doméstico, pois proporcionam uma maior segurança alimentar.
Quando comprar o seu tanque, certifique-se que sabe como limpar, pois tudo depende do tipo de material com que está a lidar. Nunca misture produtos químicos de limpeza no seu tanque sem saber ao certo o que pode usar. Aconselhe-se com o seu vendedor, antes de escolher o tanque.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!