Todos temos objectos de alumínio que necessitam de limpeza. O alumínio é um material que necessita de limpeza regular, de acordo com o meio onde se insere.
Mas tirar as manchas em alumínios são um sacrifício? Pode-se adiantar que existem produtos de limpeza a evitar na limpeza de alumínios, como escovas, lixas, esfregões, enfim, qualquer tipo de material abrasivo, já para não falar nos produtos derivados de petróleo ou mesmo de limpeza quando à base de solventes como o diluente e amoníaco.
Por outro lado, no caso de ter manchas de cola, cimento, cal, deverá mesmo proceder-se à sua remoção recorrendo a um detergente com pH neutro, diluído em água corrente e, no final, secar com um pano macio.
Quantas frigideiras de alumínio não se tem em casa? O melhor? É mesmo cozinhar com água uns pedaços de maçã durante cerca de 2 minutos. Verá como as manchas sairão facilmente.~
Por outro lado, também existem os portões de alumínio. A limpeza deve ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, auxiliados com uma esponja ou pano macios, isto uma vez por ano. Mas caso os portões se encontrem em propriedades em zonas marítimas ou industriais, este procedimento deverá ser feito trimestralmente.
Não nos devemos esquecer das janelas e portas de correr, cujos trilhos inferiores devem manter-se limpos para evitar o acumular de poeiras que com o tempo poderão tornar-se em crostas de remoção difícil,ao mesmo tempo que irão comprometer o próprio desempenho das roldanas que irá, no futuro, forçar uma troca precoce. Lembre-se de que também nestes casos não deverá usar esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo, nem mesmo produtos ácidos ou alcalinos, pois a sua utilização poderá provocar a opacidade da pintura. Não tente, nunca, usar objetos cortantes nem perfurantes nos cantos de mais difícil acesso. Para esses casos, tente usar um pincel. Derivados de petróleo como a vaselina também estão proibidos, pois apesar de inicialmente darem um bonito brilho, irão atrair poeiras que se tornarão abrasivas. Além disto, os derivados de petróleo podem mesmo ressecar plásticos e borrachas, provocando a perca da sua acção vedante.
Mas, há quem diga que as janelas de alumínio devem ser limpas mensalmente com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em parte iguais, passando a mistura com um pano macio ou uma flanela.
Mas, para qualquer tipo de limpeza, desde que se trate de alumínio, poderá fazer a sua própria solução / pasta para ter à mão sempre que necessitar. Para fazer a pasta bastam:
Em primeiro lugar deverá derreter o sabão e, de imediato, misturar o açúcar e o vinagre e ir adicionando água até que fique com uma consistência pastosa.
E assim aqui ficam algumas dicas para que possam manter os seus alumínios livres de manchas, sejam meras frigideiras ou as janelas da casa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!