As crianças brincam grande parte do tempo e é saudável que o façam. Faz parte do seu crescimento que corram, saltem e sujem-se. Com tudo isto é natural que por vezes caiam, magoem-se e sangrem. Depois de um curativo e um beijinho milagroso, segue-se a preocupação de “como tiro esta nódoa de sangue seco?”.
As manchas de sangue são, provavelmente, das piores nódoas com que nos podemos debater. O cenário não tende a melhorar se o sangue já estiver seco, dando-lhe assim tempo de se entranhar a fundo nas fibras do tecido. Mas como nenhuma nódoa é capaz de ser mais persistente que a nossa capacidade de resolução, há métodos que permitem fazer desaparecer as manchas de sangue de todas as nossas roupas.
Se a mancha de sangue ainda estivesse húmida, a abordagem seria bastante mais simples: passar imediatamente por água fria, ou pôr de molho em água fria – evitar sempre a água quente nestes casos, para que o sangue não “coza” ao tecido –, esfregar até a nódoa sair com sabão azul e branco ou um detergente apropriado para a roupa.
No entanto, se o sangue já estiver seco a situação já tem de ser abordada com mais atenção. Ainda a seco, esfregue com uma escova o excesso da nódoa, de forma a diminuí-la. Depois de enfraquecer a nódoa encha um alguidar com água fria – nas primeiras etapas, tente sempre evitar a água quente, pela razão referida acima – com uma medida do Novo Ariel Líquido, ou qualquer outro detergente líquido apropriado para a remoção de nódoas difíceis. Porquê detergente líquido? Este tem uma capacidade superior aos detergentes em pó para se dissolver na água, mesmo quando não está morna.
Portanto, a peça de roupa terá de ficar de molho durante 30 minutos a duas horas, no mínimo, de modo a ser eficaz. Este pré-tratamento da nódoa fará toda a diferença no resultado final. Os passos seguintes poderão depender das instruções da etiqueta da peça de roupa em questão, mas ainda assim, a lavagem convencial (na máquina de lavar) será o próximo passo. Se o resíduo de sangue ainda estiver muito acentuado, mesmo depois do pré-tratamento, recorra a uma líxivia para roupas delicadas e que proteja as cores – não quer arriscar a danificar o tecido. Não se pretende que estas dicas coloquem em perigo a qualidade do tecido.
Se após o processo a nódoa persistir, repita tudo passo a passo. Isto irá sempre depender de quanto tempo teve a nódoa para se entranhar e da qualidade do tecido. Não terá de repetir o passo da escova – esse está reservado apenas para se tirar o excesso de sangue seco.
Com estas dicas de lavagem, as nódoas de sangue seco já não são um beco sem saída. Feridas e hemorragias poderão ser a sua única preocupação, se manchar alguma peça de roupa, já sabe que consegue lidar com elas. Nódoas de sangue? Sem problema.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!