A roupa de algodão sofre constantemente agressões por parte dos contactos que tem com produtos químicos ou simplesmente pelo decorrer do tempo. As manchas amarelas são frequentes, principalmente em roupas brancas.
Vindas das mais variadas fontes, estas manchas constituem um dos principais problemas quando decidimos comprar uma peça de roupa clara. Mas não só na roupa isto acontece. Em qualquer tipo de tecido de algodão, é normal que apareçam estas manchas amareladas, muitas vezes com causa desconhecida.
O que vamos abordar neste artigo é como fazer com que estas manchas deixem de ser um problema para os tecido brancos ou claros lá de casa.
Para começar, uma primeira abordagem aos tecidos e à sua lavagem. Lave os seus tecidos amarelados normalmente Depois de lavados, estenda a roupa ao sol, se ele tiver aparecido. Isto chama-se, na gíria, “corar a roupa”. O contacto com a luz do sol faz com que a roupa fique mais clara, especialmente quando se trata de roupa branca. Tenha atenção porque este método é eficaz apenas em roupa clara, não o execute em roupas de cor, pois o contacto com a luz do sol irá descolorar a roupa.
Uma segunda dica é aquecer um pouco de água e adicionar uma colher de chá de lixívia para roupa de cor. Tenha em atenção a dose de lixívia que coloca. Não coloque lixívia a mais, pois poderá estragar o tecido. Mergulhe o tecido na água e esfregue a mancha amarela até que ela desapareça por completo.
A dica número três consiste em passar a roupa em água quente e esfregar com sabão azul. Esfregue durante algum tempo, pois vai precisar de perder um pouco dele nesse tecido. O sabão azul tem uma acção demorada.
Caso as manchas amareladas não tenham saído com nenhum destes processos, experimente colocar a roupa em água morna e vinagre branco ou sumo de limão. Deixe repousar durante algum tempo. Quando a retirar da água, esfregue com sabão azul. À partida, a mancha deve sair, mas se mesmo assim persistir, ou compra um bom tira nódoas, ou então usa perborato de sódio, bastante eficaz no branqueamento de tecidos, ou um detergente que contenha este químico.
Coloque sempre a roupa ao sol depois de cada lavagem, mesmo que as manchas já tenham desaparecido.
Não use produtos que contenham cloro ou água sanitária, pois podem causar ainda mais manchas e enfraquece as fibras. Nunca guarde as peças de roupa dentro de sacos plásticos, pois isso irá contribuir para o aparecimento de manchas amareladas ou de mofo.
Assim que terminar cada um destes processos, verifique sempre se as manchas saíram antes de colocar para uma lavagem normal. Evite as altas temperaturas e baixas temperaturas logo se seguida. Isso pode prejudicar o bom estado da fibra dos tecidos, para além de contribuir para o desgaste do mesmo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!