Como qualquer utensílio de cozinha, também o fogão deverá ser alvo de limpeza após a sua utilização, não apenas por uma questão de higiene, mas também de manutenção.
Assim, para que possa mesmo evitar o aparecimento de manchas no seu fogão, deverá lavá-lo sempre com uma esponja com água e sabão neutro. Se o seu fogão estiver realmente muito sujo, borrife com o produto para limpar fornos e deixe atuar por 15 minutos e depois limpe com agua quente.
Se tiver um fogão eléctrico, lembre-se de o desligar da corrente antes de proceder à limpeza ou remoção das manchas.
Para as bocas do fogão, comece pelas mais sujas ou impregnadas e coloque-as numa panela com vinagre e ponha a ferver. Quando isso acontecer, coloque então a menos suja. Deixe por um ou dois minutos e desligue o lume. Deixe arrefecer e depois verá que para as limpar, a sujidade estará bastante amolecida. Auxilie-se de um desengordurante caso se veja com necessidade para tal. Use uma esponja ajudada por uma palha-de-aço para remover os excessos. Passe com essa esponja mas outra palha de aço para limpar os bicos do fogão. Deixe secar ao ar um pouco e depois acenda todos os bicos para verificar se funcionam corretamente.
Por outro lado, há quem use diretamente um esfregão palha-de-aço com pasta abrilhantadora nas bocas do fogão ou quem use um outro truque e proceda com a remoção das manchas com o limpa alumínios próprio da loiça.
No caso dos fogões elétricos, deverá ter muito cuidado e atenção e proceder com uma limpeza e remoção de manchas menos agressiva. Use uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo de seguida e secando com um pano macio.
Nestes casos, está proibido o uso de qualquer tipo de ácido abrasivo ou produto tóxico, esfregões ou palhas-de-aço, isto porque estes produtos e acessórios deixam marcas e mesmo riscos no inox, o que por sua vez é um ponto de partida para o aparecimento de futuras manchas.
Nunca, mas nunca mesmo, deverá de qualquer forma proceder à limpeza ou utilizar água enquanto o fogão estiver quente, pois mudanças bruscas de temperatura podem provocar rachas no próprio esmalte. Além disto, também está totalmente proibido o molhar dos bicos do fogão pois irá provocar ferrugem. Limpe antes os bicos com uma esponja ou pano fino. Mesmo assim, deverá secá-los de imediato, caso contrári, também não irão funcionar e podendo mesmo originar um curto-circuito do sistema.
Por regra, lembre-se de limpar a parte de inox do seu fogão logo após usá-lo ou, então, quando estiver a lavar a loiça da refeição.
Caso se depare com manchas mais ressequidas ou manchas mais persistentes, use sabão de côco. Tire as bases dos bicos do fogão e coloque-os a ferver. Junte bocadinhos do sabão de côco e deixe ferver. Depois, basta deixar arrefecer para poder limpar os bicos.
Mesmo que o seu caso seja de um fogão a gás, os bicos e bocas do fogão poderão ficar a brilhar se os salpicar com limão enquanto quentes e esfregando-os com uma esponja e sabão de côco.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!