Quantas e quantas vezes já não nos deparámos com aquelas horríveis manchas que teimam em estragar a nossa roupa?
O bicarbonato de sódio e água quente são os elementos mais essenciais. Mas deverá estar sempre atento, pois o uso indevido poderá ter o efeito reverso.
Não desespere se aquela mancha for numa peça de roupa branca manchada por outra peça de côr: antes de pôr a lavar, basta por açúcar na água e ferver com a roupa lá dentro.
Mas, para sua tranquilidade, o melhor é mesmo ter em casa um produto para tirar manchas na hora H. Pode dissolver uma barra de sabão em amoníaco líquido, o suficiente para que adquira a consistência de um xarope. Deverá ser guardado num recipiente de vidro bem fechado.
De um modo geral, as nódoas de gorduras saem facilmente, a melhor maneira é, na hora em que a mancha “acontece”, esfregar um pedaço de cebola, colocando um pano por baixo da mancha e, de seguida, lavar com água fria. Em último caso, se o mais rápido mesmo é aplicar o velhinho pó de talco / farinha sobre a mancha, deixando-a por longas horas. Depois, então, poderá esfregar com um pano limpo embebido em água quente.
O que talvez não saiba é que os mais simples produtos quando misturados com água quente são a melhor das soluções para a remoção de manchas. O bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito de alguns produtos de limpeza, apenas em menor escala. Em contacto com manchas, as bolhas são gases que libertam a sujidade, através de uma reacção química.
Coloque a peça de roupa em água bem quente. Se não, poderá sempre mais tarde misturar pasta de bicarbonato de sódio com vinagre!
Os objetos de couro se guardados num local húmido ficam manchados de mofo. O que poderá fazer é mesmo esfregar a zona manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para o outro, e então esfregar com um pano macio.
Pastilhas são, também, muitas vezes razões de grandes dores de cabeça na hora em que se pegam à roupa. Mas iluda-se quem diz que não é possível remover. Mais fácil do que colocar a peça no congelador e depois passar a unha não existe.
Mas as possibilidades não se ficam por aqui, quantas vezes as crianças não aparecem com aquela mancha incómoda? Por exemplo, manchas de Coca-Cola: deverá de imediato passar por água fria, mas se a mancha já tiver algum tempo, esfregue manteiga na área e lave em bastante água quente com sabão em pó.
E quantas mais vezes aparecem a roupa riscada com canetas esferográficas? Algumas poderão ser mesmo impossíveis de remover… De qualquer forma, deverá embeber a área em leite, durante cerca de 30 minutos. Se a mancha não tiver saído por completo, esfregue um pouco. Passar por água e lavar.
Por fim, as manchas de ferrugem são facilmente removidas quando molhadas com limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!