Uma comida bem temperada pode ser uma delícia, pode encher a barriga, mas o que nos dá mais prazer são as especiarias.
Como especiaria, o açafrão é muito utilizado, e de várias maneiras, em muitos temperos. Um dos mais conhecidos de que o açafrão é ingrediente, é a mostarda.
Uma nódoa de mostarda uma vez seca é praticamente impossível de ser removida, especialmente se a nódoa se tiver fixado em plástico. Assim que verificar a nódoa, os excessos deverão ser imediatamente removidos com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Posteriormente deverá enxaguar por completo e secar com um pano macio.
Quando a mancha recai numa peça de roupa, há quem utilize o produto Vanish ou Omo. Mas se o caso for uma peça de cor, deverá colocar o tecido molhado e com bastante sabão ao sol até que fique realmente muito quente. Uma vez de molho, deverá ir esfregando variadas vezes. Vai verificar que o açafrão sairá facilmente. Há, também, quem prefira usar sabão brilhante em pó pois não desbota as cores.
Uma outra forma de remover uma mancha de açafrão eficazmente é misturar detergente da loiça com limão e esfregar na zona afetada.
Outra opção, não tão simples mas igualmente eficaz é esfregar a área suja com uma mistura de 3 colheres de sopa de glicerina com quatro baldes de água quente e deixar repousar uma hora antes de proceder à lavagem, sendo que não deverá esquecer-se de lavar com um pano embebido em água quente antes de colocar a peça na máquina.
Uma nódoa de açafrão é das manchas mais irritantes pois agarra-se à roupa muito rapidamente. No caso de ter uma mancha já seca, deverá colocar a peça de roupa em molho com lixívia delicada, pois esta poderá ser a sua única hipótese de remover a mancha.
Algo que nunca deverá fazer quando lidar com uma nódoa de açafrão é colocar amoníaco, pois este reage ao açafrão e poderá tornar a mancha ainda mais complicada de remover. Além disto, deverá estar sempre atento ao tipo de remoção que faz pois terá de ter em conta o tipo de tecido que tem à sua frente. Alguns tratamentos podem funcionar perfeitamente com o algodão, mas por outro lado danificarem lã e seda.
Então, siga os seguintes procedimentos para que possa vencer essa batalha contra a mancha de mostarda:
Remova qualquer excesso com uma faca ou espátula. Borrife (aplicando o tira-nódoas e depois com o solvente líquido de limpeza a seco; enquanto acalcar a mancha, tire o excesso com um chumaço absorvente; se a mancha persistir, esfregue usando uma esponja humedecida e pressionado suavemente, a mancha, do centro para as extremidades) com água e aplique um solvente líquido e algumas gotas de vinagre branco.
Se a mancha é mais antiga, borrife com água. Aplique detergente líquido à mancha e borrife novamente. Deixe em molho por várias horas ou mesmo de um dia para o outro, só depois é que enxagua e lava tão rápido quanto possível.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!