Como em muitos casos de nódoas difíceis, também tirar nódoas ou manchas de borracha ou da borracha pode ser complicado.
Dependendo da origem da mancha, também dependerá o modo de a remover, mas em regra, tirar manchas de um objeto de borracha, desde que não muito ressequidas ou antigas, esfregar com água tépida e sabão deverá resultar. Ou então, se preferir, poderá optar por esfregar a área manchada da borracha com álcool, mas lembre-se de deixar que a borracha secque bem antes de voltar a usar esse objeto.
Por exemplo, quando falamos em ténis, borracha é o primeiro material que nos vem à cabeça, mesmo antes de pensarmos no tipo de ténis.
Os tão famosos e conhecidos All-Star, que tantas cópias originaram, que em tantos desenhos e feitios (ténis, botins) resultaram. São tão conhecidos quanto usados, por miúdos e grúdos.
Quando a borracha dos seus ténis ficar suja ou manchada, tire, em primeiro lugar, os atacadores e remova o excesso de sujidade. Depois, crie uma mistura, em partes iguais, de água e um produto oxidante deixe os atacadores de molho durante dez minutos. Enquanto isso, prepare uma pasta de dentes e uma escova (de preferência também de dentes). Molhe os ténis com um pouco de água e esfregue-os. De seguida, lave-os para tirar a pasta de dentes. Tire os atacadores do molho, lave-os e torça-os. Deixe tudo a secar e assim ficarão como novos.
Ao invés, poderá também lavar os ténis (é possível irem à lavagem na máquina) e depois coloque-os de molho com água e sabão em pó e Lixívia própria para roupa colorida. Use esta opção e não receie, pois este tipo de lixívia não irá interferir com a cor do tecido.
Pode, também, optar por esfregar a ou as zona(s) amarelada(s) da borracha dos ténis com acetona. À partida, verá que a borracha ficará branquinha.
O caso mais comum deverá ser o de manchas de caneta. Nestes casos, poderá usar uma esponja macia com água morna e sabão neutro ou mesmo detergente líquido, e passar na zona da borracha que está manchada. Ou então, um método invulgar, que é pegar noutra borracha e tirar a mancha da borracha manchada. Diz quem já experimentou que funciona.
Caso nunca lhe tenha acontecido fique a saber que o mofo também pode surgir nas borrachas do frigorífico. Não tem muito que saber, pois basta um pouco de bicarbonato de sódio e de uma esponja humedecida em água. Passe e esfregue com cuidado na borracha do frigorífico e pronto, verá que o mofo desaparecerá.
Uma solução muito semelhante poderá, também, ser aplicada em utensílios de borracha e mesmo de plástico. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio (misture o pó com água) e aplique no utensílio manchado com uma esponja comum.
Quem tem carro, com certeza já se deparou com manchas de cera nas partes de borracha da viatura. Em primeiro lugar, lave o carro e depois de estar enxuto, passe lustro líquido para sapatos (da côr do carro, o normla é ser preto) na área-alvo e deixe ficar por 15 minutos. Depois, deverá passar nessa mesma zona com silicone (que é impermeável) para ficar um lustro mais duradouro. Poderá aplicar esta solução em qualquer parte plástica ou de borracha, desde que tenha cuidado com as áreas de ferro pois irá manchá-las.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!