Quem não concorda com o facto de que desodorizante e suor são um péssima combinação com a roupa? Não importa se usa roll on ou aerossol, todos deixam manchas feias e amareladas, pelo que deixamos aqui algumas dicas.
O que, de facto acontece, é que as fórmulas que compõem os desodorizantes contêm sais de alumínio, que são também os responsáveis por diminuir a transpiração. Uma vez que são sais muito finos, podem depositar-se na fibra da peça de roupa, provocando então as tais terríveis manchas.
No caso das peças escuras, as manchas são causadas pelos sais minerais libertados pelo próprio corpo, junto com o suor. Assim, quando o suor seca, origina-se um pó branco, e que nestas peças, se nota muito mais que nas peças claras ou brancas.
Lembre-se, sempre, de testar o produto que quer usar numa parte da roupa que não seja visível, para se certificar de que não vai estragar a roupa toda.
Há quem diga que passando sumo de limão na mancha de desodorizante e depois lavar a peça normalmente, ou lavar a peça em água com sal, também é uma boa opção.
Se tiver de lavar roupa branca, poderá colocar um pouco de lixívia pura sobre a parte amarelada e a mancha sairá. Poderá, ainda, usar um pouco de álcool em água com sabão e deixe de molho durante uma hora. Não só limpará as manchas, como vai manter as peças de roupa sempre claras e sem encardidos.
Mas existem mais opções: coloque um pouco de água oxigenada em cima da mancha e deixar durante cerca de 20 minutos. Depois é só lavar a roupa com água quente. Mas como a água oxigenada clareia a roupa, não deverá tomar esta opção em roupas de cor.
Algo que deverá ter sempre em mente é o tipo de material de que a peça é feita. Se necessitar de remover uma nódoa de aerossol de lã, linho ou seda, deverá aplicar álcool isopropilico (o conhecido como 2-propanol) sobre a mancha e cobrir a mancha com uma esponja humedecida em álcool. Se ainda permanecer alguma sujidade mais teimosa, aplique uma solução feita de água morna, sabão e umas gotas de amoníaco (com bastante cuidado!), enxaguar com água limpa e por fim aplicar uma mistura de água morna com um pouco de vinagre.
Se, ao invés, estiver a par com uma nódoa em tecidos acrílicos, poliéster ou de nylon, deverá aplicar detergente líquido directamente na mancha e lavar de imediato. Se não sair, enxague a peça para retirar o detergente e lave a peça com vinagre branco e só depois enxaguar em água limpa.
Nestes casos, misture sabão suave em água morna num recipiente. Agite para fazer muita espuma e aplique apenas a espuma na peça e zona manchada com a ajuda de uma esponja. Deverá secar a área com um pano limpo.
Lembre-se: nunca passe o ferro quente sobre tecidos manchados com desodorizantes porque, ao combinar produtos químicos com calor, o resultado é a danificação do tecido!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!